Topo

Elenco de 'O Cravo e a Rosa' lembra Pedro Paulo Rangel: 'Inesquecível'

De Splash, em São Paulo

21/12/2022 10h42

Morreu aos 74 anos o ator Pedro Paulo Rangel. Ele estava internado em um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro, e tratava de uma doença pulmonar crônica.

Eternizado como o querido Calixto de "O Cravo e a Rosa", Pedro Paulo Rangel era chamado de PP pelos amigos, apelido carinhoso como uma sigla de seu nome. Em depoimentos enviados ao "Encontro com Patrícia Poeta" (TV Globo), alguns colegas do folhetim estrelado por Petruchio e Catarina relembraram como era a convivência com o carioca.

Eduardo Moscovis, que interpretava o protagonista Petruchio, disse que a convivência com Rangel era um aprendizado eterno.

"Minhas lembranças com o PP, tanto de público, assistindo às suas peças de teatro e novelas,, quanto da parceria profissiona, dele são inúmeras e potentes, de muito aprendizado. Ele dizia que cada personagem era um rascunho, e que estávamos sempre evoluindo. Levo esse ensinamento pra vida."

Suely Franco, que interpretou Mimosa e foi par romântico com o ator, lembra que a amizade que os dois mantinham era antiga, e vinha desde a década de 1970.

"Ele me ensinou a dirigir, a gente se divertia muito! Depois fizemos novela, a gente saía para almoçar, ele era um amigo inesquecível. Espero que agora ele esteja bem feliz lá em cima, se encontrando com nossos outros amigos, porque ele merece essa felicidade. Meu amigo, a gente se encontra lá."

Vanessa Gerbelli, que estreou nas novelas como Lindinha, conta que aprendeu muito sobre a profissão observando os métodos de PP.

"O legado dele é de um ator fantástico e de muita humanidade. Ele sempre foi muito interessado pelas produções de outros colegas, foi me assistir algumas vezes no teatro, como eu fui assistir a ele também. Era de uma interpretação muito sutil e muito especial. Tinha uma gentileza muito grande, a parte humana dele era fantástica."

Siga o UOL no

Morre Pedro Paulo Rangel; relembre a carreira