Topo

Pedro Paulo Rangel deu vida ao 1º nu masculino da TV brasileira

Pedro Paulo Rangel como Juca Viana em "Gabriela" - Reprodução/GShow
Pedro Paulo Rangel como Juca Viana em "Gabriela" Imagem: Reprodução/GShow

De Splash, em São Paulo

21/12/2022 12h14Atualizada em 21/12/2022 12h34

O ator, que morreu hoje aos 74 anos, entrou para a história da teledramaturgia brasileira ao aparecer pelado em "Gabriela" (1975). Na trama, seu personagem Juca Viana e a amante Chiquinha (Cidinha Milan) eram jogados no meio da rua, sem as roupas, depois de serem flagrados na cama pelo marido dela, o coronel Coriolano (Rafael de Carvalho).

Revendo hoje a cena, apesar do clima e da emoção verdadeiros, me parece uma coisa um tanto risível. (...) Foram dois dias nus, entre centenas de figurantes e atores, debaixo de grossas mangueiras do Corpo de Bombeiros (chovia na cena), correndo pela Cidade Cenográfica da Ilha de Guaratiba. Razoável para os anos 1970", declarou Pedro Paulo, ao site RD1, em 2015.

Na novela, adaptada do livro de Jorge Amado, Chiquinha e Juca correm nus pelas ruas de Ilhéus, na Bahia, sob os risos da população da cidade. Eles tentam procurar um abrigo, mas são seguidos pela reação da população, em uma sequência de quase dois minutos.

Apesar de marcante, a cena não tem conteúdo explícito para driblar a censura. Segundo a revista Quem, agentes da Ditadura Militar consideraram a sequência forte, o que levou o diretor da 1ª versão, Walter Avancini, a gravar tudo à distância, para que os corpos dos atores não fossem mostrados com exatidão, ficando em foco as pernas e os peitorais de ambos.

Morre Pedro Paulo Rangel; relembre a carreira