Topo

Vanessa Gerbelli lembra gentileza Pedro Paulo Rangel em 'O Cravo e a Rosa'

Pedro Paulo Rangel viveu Calixto em "O Cravo e a Rosa"; Vanessa Gerbelli era Lindinha, em seu primeiro papel na TV - Globo/Divulgação
Pedro Paulo Rangel viveu Calixto em 'O Cravo e a Rosa'; Vanessa Gerbelli era Lindinha, em seu primeiro papel na TV Imagem: Globo/Divulgação

De Splash, em São Paulo

21/12/2022 10h11

Vanessa Gerbelli lembrou o início de sua carreira na TV em "O cravo e a Rosa". A atriz de 49 anos atuou ao lado de Pedro Paulo Rangel no folhetim, e conta que a "gentileza e a humanidade" do ator que morreu hoje foram essenciais para ela naquele momento.

"A gente chamava ele de PP, e ele assinava quando P2 quando escrevia alguma coisa para nós", recorda, com carinho, em participação no "Encontro com Patrícia Poeta" (TV Globo).

Na novela, Gerbelli interpretou Lindinha, caipira que morava na fazenda de Petruchio (Eduardo Moscovis) e era apaixonada por ele. Calixto era fabricante de queijos.

"É difícil falar sobre ele agora, porque ele era de uma delicadeza e sutileza como poucas vezes eu vi", confessou, relatando que sente uma estranheza ao falar sobre o amigo no passado. "E foi uma grande inspiração para mim, particularmente, porque era o meu primeiro trabalho na televisão, e eu aprendi demais. Observava muito tanto ele quanto Ana Lúcia Torres, e foi um aprendizado."

Pedro Paulo Rangel morreu aos 74 anos nesta madrugada. Ele estava internado em um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro, e tratava de um quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Ele encarava a doença desde 2002.

"O legado dele é de um ator fantástico e de muita humanidade", continua Vanessa. "Ele sempre foi muito interessado pelas produções de outros colegas, foi me assistir algumas vezes no teatro, como eu fui assistir a ele também. Era de uma interpretação muito sutil e muito especial. Tinha uma gentileza muito grande, a parte humana dele era fantástica."

Siga o UOL no

Morre Pedro Paulo Rangel; relembre a carreira