Topo

Sexo, idade e maternidade: 6 vezes em que Samara Felippo chocou desavisados

Samara Felippo usa suas plataformas para falar sobre sexualidade e envelhecimento feminino  - Reprodução/Instagram
Samara Felippo usa suas plataformas para falar sobre sexualidade e envelhecimento feminino Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

22/12/2022 05h00Atualizada em 22/12/2022 07h13

Aos 44 anos, a atriz Samara Felippo ganhou atenção ao contar sobre sua jornada de descoberta da bissexualidade, seu casamento aberto com o humorista Elídio Sanna e sua convivência pacífica com o envelhecimento, assumindo os cabelos brancos mesmo em meio às críticas.

Em sua última troca com os fãs, ela compartilhou uma dica sexual com as mamães de plantão, recomendando que elas aproveitem os momentos sozinhas para "gozar, alto". O conselho foi misturado a um desabafo, depois que ela foi criticada por dizer que ficará com saudade das filhas, que vão passar o fim de ano e as férias com o pai, o ex-jogador de basquete Leandrinho.

"Quem vem me julgar, realmente não me lê e não alcança meu discurso. Estou muito feliz que minhas filhas estão felizes com pai, estou muito feliz que terei esse tempo para mim, feliz em saber que elas voltarão e mais feliz ainda em poder mostrar esse ensaio lindo dessa Samara, que existe em mim e vai se aproveitar muita nessas férias. Menos julgamentos, mamães. E mais gozo, alto!!!

Samara já virou assunto outras vezes por exaltar a liberdade feminina depois dos 40 anos e desabafar sobre seus desafios como mãe e mulher. Confira 5 desses momentos:

Envelhecimento feminino

A atriz assumiu os cabelos brancos e afirmou que o visual faz parte de uma "bandeira" que levanta.

"Por que eu não posso mais fazer o que quero depois dos 40? Por que não posso usar uma saia curta? Por que não posso deixar meu cabelo branco?", questionou em entrevista a Fefito, colunista do UOL, no mês de novembro.

Eu recebo muitas críticas, principalmente de mulheres, o que eu acho uma loucura. Me perguntam: 'O que suas filhas vão pensar?' 'Você não tem vergonha?' Tenho não, linda.

Maternidade solo

Samara virou centro de uma polêmica com o ex-marido, Leandrinho, depois de afirmar que é mãe solo das duas filhas que teve com ele — Alícia, 13, e Lara, 9. Na época, o ex-atleta rebateu a declaração e afirmou que paga pensão alimentícia e visita as filhas quando pode.

Em resposta, a artista deixou claro que não deseja atacar o pai das meninas, mas mostrar os desafios de sua rotina sozinha com as duas, já que o antigo companheiro mora nos Estados Unidos.

Quando eu falo que eu sou mãe solo, eu sou mãe solo mesmo. A partir do momento que uma mulher tem quase 90% da responsabilidade emocional, física, da rotina, do dia a dia, dessas crianças, mesmo que ela seja casada e more com companheiro, ela é muito solo. Então, eu me separei, mas ele mora fora, então eu sou mãe solo, ele não tem como estar aqui.

Casamento aberto e bissexualidade

Nas festas Apocalipse Tropical, Samara já foi flagrada beijando mulheres. Há pouco tempo, ela assumiu sua bissexualidade, que, ela garante, não interfere em seu relacionamento com o ator Elídio Sanna. Eles estão juntos há oito anos.

"Abrir a relação é uma solução pra salvar o casamento?", perguntou Fefito em entrevista com a atriz. "Eu acho que sim. Ninguém disse que é fácil", assumiu.

Ela ainda afirmou que o companheirismo de Elídio tem sido fundamental nessa jornada permanente de autoconhecimento.

Quando beijei uma mulher pela primeira vez, numa balada, eu me senti imunda, mas ele me perguntou: 'você teve vontade?' Parece que eu precisei desse aval dele, sabe? Para entender sobre não-monogamia, bissexualidade.

"A gente não é um casal abeeeerto, mas está nessa caminhada de não ter ciúme, evitar a posse. Mas tudo com limites, com combinados", concluiu ela ao falar sobre as transformações em sua vida.

Roupas provocantes

Ao compartilhar as fotos de uma festa em que atuou como DJ, em São Paulo, Samara exaltou o momento "libertador" que viveu na festa, em que trabalhou com um look caprichado, com direito a um tapa-mamilos.

Foi lindo! Foi potente! Foi libertador! Foi quente! Obrigada a todos que viveram nessa catarse com a gente.

Em outros momentos, a atriz já afirmou que apenas depois dos 40 anos conseguiu quebrar tabus com "usar meia arrastão" e "dançar funk", depois de se privar na juventude.

Assédio

Em entrevista ao apresentador Rafinha Bastos, no podcast "Mais Que 8 Minutos", Samara explicitou as situações de assédio e outras formas de abuso que eram comuns nos bastidores da televisão, confirmando, inclusive, a existência do chamado "teste do sofá".

Hoje eu olho para trás e vejo os abusos que eu passei. Machismo, coisas que a gente nunca enxergou na época. Vejo amigas que perderam papéis porque não deram para o diretor. Existiu esse lugar. Existiu o lugar onde eu sentei para pegar um papel e a pessoa falou: 'Você ia fazer a protagonista, mas você não tem cara de virgem'. Virgem tem cara?

A atriz foi contratada da TV Globo de 1997 a 2012. Na emissora carioca, ela atuou em novelas como "Chocolate com Pimenta" (2003) e "América" (2005). Em seguida, a atriz foi para a Record TV, onde fez seu trabalho mais recente nas telinhas, em "Topíssima" (2019).