Topo

'Avatar 2' seria mais longo: por que diretor cortou 10 minutos do filme?

Avatar 2 é um dos maiores sucessos de bilheteria de Hollywood  - Divulgação/ Disney
Avatar 2 é um dos maiores sucessos de bilheteria de Hollywood Imagem: Divulgação/ Disney

De Splash, em São Paulo

28/12/2022 23h39

Mais novo sucesso de bilheteria no mundo, o filme "Avatar: O Caminho da Água" ("The Way of Water") levantou discussão na internet sobre o tempo de duração de um longa por ter 3 horas e 12 minutos de exibição. O que muitos não sabem é que a filmagem era para ter tido maior tempo de exibição.

Em entrevista à "Esquire Middle East", James Cameron, diretor do filme, revelou que o longa teria 10 minutos a mais de exibição caso não tivesse cortado as cenas de violência. Ele afirmou que a decisão foi uma forma de combater a violência desenfreada nos Estados Unidos.

Queria me livrar de um pouco da feiura, encontrar um equilíbrio entre a luz e a escuridão. Você tem que ter conflito, é claro. Violência e ação são a mesma coisa, dependendo de como você olha para isso. Esse é o dilema de todo cineasta de ação, e sou conhecido como um cineasta de ação.
James Cameron

O cineasta ainda declarou que possui alguns trabalhos famosos no cinema que não sabe se iria trabalhar nos tempos atuais pelo excesso de armas e violência.

"Olho para trás em alguns filmes que fiz e não sei se gostaria de fazer aquele filme agora. Não sei se gostaria de fetichizar a arma, como fiz em alguns filmes do "Exterminador do Futuro" há mais de 30 anos, em nosso mundo atual. O que está acontecendo com as armas em nossa sociedade revira meu estômago", completou.

Estou feliz por morar na Nova Zelândia, onde eles baniram todos os rifles de assalto duas semanas depois daquele terrível tiroteio na mesquita alguns anos atrás.
James Cameron

Qual é o faturamento de "Avatar 2"? Segundo informações da revista Variety, a sequência de "Avatar" (2009) já arrecadou internacionalmente mais de US$ 1 bilhão - cerca de R$ 5,2 bilhões na cotação atual.

A marca foi batida em apenas 14 dias, o que faz do longa de James Cameron o mais rápido em atingir a arrecadação bilionária no ano de 2022.

O segundo lugar desse ranking coube a "Top Gun: Maverick", que levou 31 dias para atingir o bilhão de dólares. O terceiro colocado, "Jurassic World: Domínio", precisou de um período bem maior - quatro meses - para se unir ao "clube".

Hollywood não via uma bilheteria bilionária com tamanha velocidade desde dezembro de 2021, quando "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" atingiu a marca em apenas 12 dias de haver sido lançado.