Como violinista brasileira passou em processo seletivo e tocou para o papa
A violinista brasileira Mary Rodrigues, de 35 anos, tocou como solista no aniversário do papa Francisco, na segunda semana de dezembro. Ela esteve no Vaticano, na Sala Paolo VI, no último dia 18, para apresentar a canção "Heal the World".
Como isso aconteceu?
Mary conta que não podia revelar nem mesmo aos amigos e familiares sobre essa conquista, até que o momento chegasse. Era necessário manter segredo, para que a informação não corresse o risco de vazar e prejudicar a ocasião.
A ansiedade foi difícil de controlar. Precisei conter a minha felicidade mesmo conversando diariamente com eles, mas valeu a pena porque foi um dia lindo e inesquecível
Mary foi aprovada em um processo seletivo extenso e criterioso de dois meses de duração que avaliou não apenas o conhecimento técnico, como também a vivência cristã dos candidatos. Mesmo após ter sido selecionada, ela ainda teve que enviar materiais em vídeos, ser entrevistada por telefone em italiano e explicar a trajetória religiosa.
Processo seletivo:
- Dezenas de etapas
- Comprovar parte técnica e espiritual para entender relação com a Igreja
Como foi a festa?
Sem orquestra, a celebração privada e surpresa ao pontífice se deu com Mary Rodrigues, seu violino e as crianças do projeto beneficente Santa Marta - ligado aos papas desde Pio XI, há cem anos -, frente à maior autoridade da Igreja Católica, emocionando os poucos convidados presentes.
Quem é Mary Rodrigues?
- Nascida em Lorena, no Vale do Paraíba, Mary Rodrigues foi criada em Americana, no interior de São Paulo.
- Aos 11 anos, seus pais a matricularam em uma aula de música, na intenção de melhorar a concentração e a hiperatividade na escola.
- Com 15 anos, recebeu um violino do avô materno de aniversário e iniciou a jornada com o instrumento.
- Descendente de italianos, Mary se interessou pelo país desde criança.
- Em 2016, Mary se mudou para Roma fez um mestrado na área de cibersegurança.
- Na Itália, aperfeiçoou o talento com o violino, estudou canto e também o instrumento, no conservatório de música da capital.
- Atualmente, a violinista é requisitada por turistas do mundo todo para tocar em jantares românticos, festas e pedidos de casamento na cidade.
Falava pra minha mãe que queria aprender italiano e tinha vontade de morar na Itália. Quando eu falava isso, ela dizia: 'Quando você crescer poderá escolher onde quer morar'. E foi isso que eu fiz - vim pra Itália com vários objetivos, mas os principais eram estar música e tirar minha cidadania italiana.
Sei reconhecer meus privilégios, fazer mestrado em Roma foi um deles. No entanto, só consegui com muito esforço e disciplina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.