Elza Soares, Milton Gonçalves, Gal Costa: os famosos que morreram em 2022
Colaboração para Splash, em Maceió
29/12/2022 04h00
Em 2022 o público precisou dar adeus a nomes consagrados das artes brasileiras e também mundial. Grandes nomes da música, da TV, do cinema, dos palcos e da literatura morreram no decorrer do ano, para a tristeza de milhões de fãs.
Primeiro negro a vencer o Oscar de Melhor Ator, Sidney Poitier morreu aos 94 anos em janeiro. No mesmo mês, os brasileiros se despediram da cantora Elza Soares, considerada a "Voz do Milênio", e um ícone indiscutível da música nacional.
Com a passagem dos meses de 2022, nomes como Arnaldo Jabor, Paulinha Abelha, Lygia Fagundes Telles, Milton Gonçalves, Jô Soares, Olivia Newton-John, Claudia Jimenez, rainha Elizabeth 2º, Gal Costa e Erasmo Carlos, entre outros, morreram.
Relembre os principais nomes que nos deixaram neste ano na galeria abaixo:
Veja os famosos que morreram em 2022
O ator, apresentador e escritor Jô Soares morreu aos 84 anos em 05 de agosto. Jô estreou na TV em 1956 em "Praça da Alegria" na RecordTV. Em 1970 migrou para a TV Globo com o humorístico "Faça Humor, Não Faça Guerra", mas brilhou mesmo em "Viva o Gordo", com personagens icônicos como o Reizinho e o Capitão Gay. Na emissora, Soares comandou um talk show. Ele escreveu para o Globo e a Folha.
Leia mais Divulação/ Ramon Vasconcelos/ TV GloboElza Soares morreu em 20 de janeiro, aos 91 anos, de causas naturais. Versando entre o samba, a MPB e até a Bossa Nova, Elza foi considerada pela BBC a "voz brasileira do milênio", em 1999, e venceu o Grammy Latino na década seguinte. Após mais de 30 álbuns na carreira, a última década marcou uma nova fase para ela, sobretudo após o lançamento do álbum "A Mulher do Fim do Mundo" em 2015.
Leia mais Jack Vartoogian/Getty ImagesA atriz Claudia Jimenez morreu em 20 de agosto, aos 63 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de uma insuficiência cardíaca. A artista fez sucesso em produções humorística da TV Globo, como "Viva o Gordo", "Escolinha do Professor Raimundo" e "Sai de Baixo". Nos folhetins, atuou em tramas como "Torre de Babel", "América", "Sete Pecados", e "Haja Coração". Atuou também no cinema e fez teatro.
Leia mais Ramón Vasconcelos/TV GloboMilton Gonçalves morreu em 30 de maio aos 88 anos. Contratado pela TV Globo em 1965, Gonçalves formou o primeiro elenco de atores da emissora, fez mais de 40 novelas e é lembrado por personagens marcantes da televisão brasileira, como o Professor Leão do infantil "Vila Sésamo" (1972), o Zelão das Asas, de "O Bem-Amado" (1973), e o médico Percival, de "Pecado Capital" (1975).
Leia mais João Cotta/Globo/DivulgaçãoErasmo Carlos morreu em 22 de novembro, aos 81 anos, em decorrência de uma paniculite complicada por sepse de origem cutânea. Com 29 álbuns de estúdio, lançados entre 1965 e 2019, e cinco discos ao vivo, o cantor foi um dos pioneiros do rock n' roll no Brasil. Fez históricas parcerias com Roberto Carlos e se tornou um nome fundamental da música brasileira.
Leia mais Brasil EscolaSidney Poitier, o primeiro negro a ganhar o Oscar de melhor ator, morreu em 6 de janeiro, aos 94 anos. A causa da morte foi uma combinação de insuficiência cardíaca, demência de Alzheimer e câncer de próstata. O astro, que estrelou filmes como "Adivinha quem vem para o jantar", "No Calor da Noite" e "Uma voz nas sombras", levou a estatueta em 1964.
Leia mais FilmMagicO ator Bob Saget morreu aos 65 anos, em 08 de janeiro, em decorrência de um traumatismo craniano. ficou altamente conhecido por interpretar Danny Tanner, na série "Três é Demais".
Leia mais James Brickwood/Getty ImagesO ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, conhecido como Batoré, morreu em 10 de janeiro, aos 61 anos em São Paulo. O artista morreu em decorrência de um câncer. Ele fez sucesso como integrante do elenco de "A Praça é Nossa", do SBT", e participou da novela "Velho Chico" na TV Globo, entre outros.
Leia mais Reprodução/InstagramA atriz Françoise Forton morreu em 16 de janeiro, aos 64 anos, em decorrência de um câncer. Ela iniciou a carreira de atriz na novela "A Última Valsa", da TV Globo, em 1969. Em mais de 50 anos de carreira, atuou em novelas como "Estúpido Cupido", 1976, "Bebê a Bordo", 1988, "Tieta", 1989, "Meu bem, meu mal", 1990, "Explode Coração", 1995, "O Clone", 2001, e "Kubanacan", 2003.
Leia mais Blad Meneghel/RecordTVGaspard Ulliel morreu em 19 de janeiro, aos 37 anos, após um grave acidente de esqui, na França. Ele venceu o prêmio César, o mais importante do cinema francês, em 2005 com "com "A Very Long Engagement" e em 2017 em "It's Only the End of the World", de Xavier Dolan. O ator também interpretou Hannibal Lecter em "Hannibal: A Origem do Mal" em 2007.
Leia mais Corbis via Getty ImagesA pastora e cantora gospel Ludmila Ferber morreu em 26 de janeiro, aos 56 anos. Desde 2018 Ferber travava uma batalha contra câncer no pulmão.
Leia mais DivulgaçãoO dublador Isaac Bardavid, conhecido por dar voz a personagens clássicos como Wolverine e Esqueleto, morreu em 1º de fevereiro, aos 90 anos. Ele também era a voz brasileira de personagens como o temido Freddy Krueger, de "A Hora do Pesadelo", Tigrão, de "Ursinho Pooh", e Rei Harold, de "Shrek".
Leia mais Reprodução/InstagramO cineasta, escritor, jornalista e analista político Arnaldo Jabor morreu em 15 de fevereiro. Tendo iniciado sua carreira no cinema e conquistado prêmios importantes com seus filmes entre as décadas de 1960 e 1980, Jabor também integrava o time de colunistas do jornal O Globo e da TV Globo desde 1991.
Leia mais ReproduçãoPaulinha Abelha morreu em 23 de fevereiro, aos 43 anos, em decorrência de uma infecção no sistema nervoso. A cantora ficou conhecida em todo o país como uma das integrantes da banda de forró Calcinha Preta.
Leia mais Reprodução WebO ator William Hurt, vencedor do Oscar por "O Beijo da Mulher-Aranha" (1985), morreu de causas naturais em 13 de março, aos 71 anos. Entre os grandes filmes de Hurt estão "Nos Bastidores da Notícia", "Marcas da Violência", "Filhos do Silêncio" e "Viagens Alucinantes".
Leia mais ReproduçãoO músico Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters foi encontrado morto aos 50 anos, em 26 de março, em um hotel de Bogotá, na Colômbia. Hawkins se juntou ao Foo Fighters em 1997, no disco "There Is Nothing Left to Lose". O álbum teve clássicos como "Learn to Fly" e "Breakout", também famosos por seus clipes bem humorados e com os músicos atuando.
Leia mais ReproduçãoO ator, cantor e apresentador de TV Rolando Boldrin morreu no dia 11 de novembro, aos 86 anos, em decorrência de insuficiência respiratória e renal. Boldrin entrou para a história da cultura brasileira como um dos um dos grandes compositores, intérpretes e divulgadores da música brasileira "raiz".
Leia mais Divulgação/TV CulturaUm dos principais nomes da literatura brasileira, a escritora Lygia Fagundes Telles morreu em 03 de abril, aos 98 anos. Autora de obras como "Antes do Baile Verde" e "As Meninas", Lygia foi a quarta ocupante da cadeira nº 16 da ABL (Academia Brasileira de Letras). A escritora venceu Jabuti e o Prêmio Camões, e foi a primeira mulher brasileira indicada ao Nobel de Literatura, em 2016.
Leia mais Getty ImagesA rainha Elizabeth 2º morreu em 08 de setembro aos 96 anos, encerrando o reinado de 70 anos, o mais longo da história britânica. A causa da morte foi "idade avançada". Um símbolo do Reino Unido, seu grande trunfo conseguir navegar pelos acontecimentos mais atrozes com a constância e a gravidade que por vezes pareciam faltar à instituição que representava.
Leia mais Reprodução/YouTubeA atriz Suzana Faini morreu aos 89 anos no dia 25 de abril. A artista sofria as consequência do Mal de Parkinson. Ela estreou na TV na novela "Rosa Rebelde", em 1969, na Globo. Faini estrelou outros diversos sucessos na telinha como "Dancin' Days" (1978), "Pai Herói" (1979) e "Vida Nova" (1988), que lhe rendeu um prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Troféu APCA.
Leia mais Kiko Cabral/TV GloboAleksandro, dupla com Conrado, faleceu em 07 de maio, aos 34 anos, após um acidente de ônibus na rodovia Régis Bittencout, na altura de Miracatu, no interior de São Paulo.
Leia mais DivulgaçãoO cineasta Breno Silveira morreu em 14 de maio, aos 58 anos, após sofrer um infarto fulminante durante as gravações do filme "Dona Vitória". Ele dirigiu longas como "Dois Filhos de Francisco" (2005) e "Gonzaga - De Pai pra Filho" (2012).
Leia mais Reprodução/TV GloboO ator Rubens Caribé, galã de novelas como "Fera Ferida", da Globo, e "Sangue do Meu Sangue", do SBT, morreu em 05 de junho, aos 56 anos. O artista enfrentava um câncer de boca há alguns anos e passava por tratamento contra a doença.
Leia mais Reprodução/FacebookA atriz Ilka Soares morreu aos 89 anos em 18 de junho. Entre as novelas de destaque em sua carreira estão "Anjo Mau" (1976), "Elas por Elas" (1982), "Champagne" (1983), "Corpo a Corpo" (1984), "Mandala" (1987), "Que Rei Sou Eu?", "Top Model" (1989), "Barriga de Aluguel" e "Rainha da Sucata" (1990).
Leia mais DivulgaçãoA atriz Marilu Bueno morreu em 22 de junho, aos 82 anos. A causa da morte não foi revelada. Bueno iniciou a carreira artística na década de 1960. Na TV, ganhou destaque em produções da TV Globo, a exemplo das novelas "O Bofe", "Guerra dos Sexos", nas versões de 1983 e 2012, "Sítio do Picapau Amarelo", "Kubanakan" e "Salve-se Quem puder".
Leia mais TV Globo/DivulgaçãoA jornalista, escritora e ex-modelo Danuza Leão morreu em 23 de junho, aos 88 anos. Ela começou a carreira como modelo na década de 50, aos 17 anos, e foi a primeira brasileira a desfilar fora do país. Foi colunista do Jornal do Brasil, da Folha de São Paulo e do O Globo e publicou oito livros.
Leia mais ReproduçãoConhecida por interpretar Uhura na série "Jornada nas Estrelas", a atriz norte-americana Nichelle Nichols faleceu em 31 de julho, aos 89 anos. Ela também participou das séries "Heroes" (2007) e The Cabonauts (2009). Em 2008, ela integrou o elenco do filme "O Torturador" como uma psiquiatra.
Leia mais Albert L. Ortega/Getty ImagesA atriz e cantora Olivia Newton-John, mais conhecida pelo seu papel em "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", morreu aos 73 anos, em 08 de agosto. Como cantora, Olivia levantou dois Grammy e teve como maior sucesso "Physical" em 1981, que ficou em primeiro lugar por 10 semanas, quebrando todos os recordes nos anos 80.
Leia mais Reprodução/YouTubeA atriz Anne Heche morreu aos 53 anos em 12 de agosto após sofrer um grave acidente de carro, em Los Angeles (EUA), que a deixou em coma induzido. Heche foi a estrela de filmes como o remake de "Psicose" (1998), "Seis Dias e Sete Noites" (1998) e "Volcano" (1997).
Leia mais Franziska Krug/Getty Images for BulgariA cantora Marilene Galvão, da dupla sertaneja As Galvão, pioneiras do sertanejo feminino, morreu em 24 de agosto, aos 80 anos. Entre os principais sucessos de As Galvão estão "Carinha de Anjo" e "Beijinho Doce", que posteriormente fez sucesso em uma regravação por Patrícia Pillar na trilha da novela "A Favorita" (TV Globo).
Leia mais DivulgaçãoO cineasta francês Jean Luc-Godard morreu em 13 de setembro, aos 91 anos. Ele ficou conhecido por ser um dos fundadores da Nouvelle Vague, movimento francês criado em 1950 e que até hoje é extremamente importante para a história do cinema. Godard influenciou e trouxe uma nova estética às produções cinematográficas por todos os cantos do mundo.
Leia mais The Image Gate/Getty ImageLouise Fletcher, atriz americana que ganhou um Oscar em 1976 por seu papel como a enfermeira "Ratched" em "Um Estranho no Ninho", morreu aos 88 anos, em 24 de setembro. A atriz teve um papel na série de televisão "Star Trek: Deep Space Nine" e ganhou indicações ao Emmy por suas atuações em "Picket Fences" e "Joan of Arcadia" em 1996 e 2004, respectivamente.
Leia mais Reprodução/starwrecked.comRobbie Coltrane, famoso por interpretar Hagrid na saga "Harry Potter", morreu em 14 de outubro, aos 72 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele também atuou em dois filmes da saga "James Bond" e em "Flash Gordon".
Leia mais J Carter Rinaldi/FilmMagicA repórter da Globo Susana Naspolini morreu em 24 de outubro, aos 49 anos, vítima de câncer. No jornalismo, Naspolini iniciou a carreira no SBT em Florianópolis e depois migrou para a RBS, afiliada da Globo no Sul do país. Entretanto, ela ganhou maio projeção como repórter da Globo no Rio de Janeiro.
Leia mais Reprodução/InstagramO cantor e pianista Jerry Lee Lewis morreu em 28 de outubro, aos 87 anos, de causas naturais. O artista se tornou um dos ícones do rock 'n' roll graças aos hits "Whole Lotta Shakin' Goin' On" e "Great Balls of Fire". Apelidado de "The Killer" ("o matador", em tradução livre) ganhou quatro Grammys, incluindo um Grammy Lifetime Achievement Award e dois Grammy Hall of Fame Awards.
Leia mais Paul Natkin/WireImageO cantor Aaron Carter morreu em 05 de novembro aos 34 anos. O músico começou a carreira artística na década de 1990 com o disco de estreia, "Aaron Carter" (1997). A obra tem canções como "Crazy Little Party Girl" e "Shake It". Ele é irmão Nick Carter, integrante do grupo Backstreet Boys.
Leia mais Reprodução/InstagramO ex-ator e pastor batista Guilherme de Pádua morreu aos 53 anos no dia 06 de novembro, vítima de um infarto. Pádua ficou conhecido por ter assassinado a atriz Daniela Perez em 1992, durante as gravações da novela "De Corpo e Alma" (TV Globo). Ele foi preso e condenado a 19 anos de prisão pelo crime.
Leia mais Reprodução/YouTubeGal Costa morreu em 09 de novembro, aos 77 anos. Considerada um dos principais nomes da música brasileira, ela iniciou a carreira em 1964. Gal integrou a banda Doces Bárbaros e lançou o primeiro disco solo em 1969 e se consagrou como uma intérprete de MPB ao lançar "Gal Tropical", disco com um dos seus maiores sucessos: "Balancê", "Força Estranha", "Índia" e "Meu Nome é Gal".
Leia mais Lucas Lima/UOLO ator Roberto Guilherme, famoso por interpretar o Sargento Pincel no programa "Os Trapalhões", morreu em 10 de novembro, aos 84 anos. Ele também participou do humorístico "Turma do Didi".
Leia mais Globo/Estevam AvellarO ator Clarence Gilyard Jr. morreu aos 66 anos em 29 de novembro. A causa da morte não foi revelada. O ator participou dos filmes Além de "Duro de Matar" e "Top Gun: Ases Indomáveis", e nas séries "Chuck Norris: O Homem da Lei" (1993-2001) e "Matlock" (1986-1995).
Leia mais ReproduçãoHelena Xavier, atriz e professora de teatro, morreu em 05 de dezembro, aos 92 anos, de causas naturais. Helena interpretou Simone nas novelas "Caminhos do Coração", "Os Mutantes" e "Promessas de Amor", todas da RecordTV. Ela também interpretou Eugênia na versão de 2004 de "A Escrava Isaura". Na TV Globo, atuou na série "Caso Especial".
Leia mais ReproduçãoA atriz Márcia Manfredini, morreu em 05 de dezembro, aos 62 anos. Ela ficou famosa por interpretar a personagem Abigail, em "A Grande Família" (TV Globo) e estava no ar atuando na comédia "Família Paraíso" na mesma emissora.
Leia mais DivulgaçãoA atriz Kirstie Alley morreu em 05 de dezembro, aos 71 anos, em decorrência de um câncer. Ela atuou em filmes como "Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan" e "Blind Date", e a série "North and South". Entretanto, a artista brilhou como par romântico do ator John Travolta no filme "Olha quem Está Falando" e ganhou fama internacional com o papel de Mollie.
Leia mais Divulgação
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.