'Era melhor ver o filme do Pelé': qual filme Chaves queria ver?
"Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé", repetiu Chaves, irritando os moradores da vila durante uma sessão de cinema.
A frase marcou os fãs da série mexicana, mas criou uma dúvida nos telespectadores: afinal, qual filme do Rei do Futebol, que morreu hoje aos 82 anos, o Chaves queria ver?
Na versão original, Chaves não queria ver o filme do Pelé. "Mejor hubieramos ido a ver al Chanfle" ou "Teria sido melhor ver o Chanfle", disse o personagem de Roberto Bolaños. A fala é do episódio "Vamos ao cinema?", de 1979.
"El Chanfle", estrelado pelos atores de Chaves, foi lançado no México naquele ano. Todos os atores principais de "Chaves" atuaram no filme, de Bolaños a Raúl Padilla, o carteiro Jaiminho. O longa-metragem, que conta a história de Chanfle, roupeiro do time de futebol América do México, não foi lançado no Brasil.
Na dublagem brasileira, Pelé acabou entrando na história. A dublagem em português que cita Pelé é de 1990, e o episódio em questão só foi exibido no Brasil no início daquela década, mais de dez anos depois da gravação do episódio original.
De fato, Pelé atuou em vários filmes durante sua carreira. Mas é difícil apontar qual é o filme exato a que Chaves se refere na dublagem. Isso porque de 1979 a 1990, o jogador participou de vários filmes. Entre eles, "Os Trombadinhas" (1979), "Fuga para a Vitória" (1981), "A Vitória do Mais Fraco" (1983), "Pedro Mico" (1985) e "Os Trapalhões e o Rei do Futebol" (1986).
CURIOSIDADE: Pelé contracenou com grandes estrelas. Em sua carreira de ator, Pelé trabalhou com astros da dramaturgia como Paulo Goulart, Raul Cortez, Oscarito, Grande Otelo, Rosamaria Murtinho, Regina Duarte, Ronald Golias e Os Trapalhões. Em Hollywood, atuou com Sylvester Stallone, Michael Caine e John Huston.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.