Topo

'Sou o Jô Soares, sua piranha!": como surgiu o meme do Pelé?

Pelé em cena com Arlete no filme "Os Trombadinhas" - Divulgação
Pelé em cena com Arlete no filme "Os Trombadinhas" Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

30/12/2022 04h00

O ex-jogador de futebol Pelé morreu ontem em decorrência de falência múltipla de órgãos, aos 82 anos. O Rei do futebol ganhou entrada em filmes e novelas graças ao sucesso em campo e sua atuação no longa "Os Trombadinhas" o transformou em meme nas redes sociais.

A trama de 1979 do escritor Anselmo Duarte transformou Pelé em meme graças a uma cena de assalto com a atriz Ana Nascimento Silva. Ela, que interpretava Arlete, questiona se Pelé era, de fato, o jogador de futebol. Ele, sem papas na língua, dispara: "Não. Sou o Jô Soares, sua piranhaQ".

A resposta do maior jogador da história do futebol se tornou um clássico meme nas redes sociais. Logo após a confirmação de sua morte, os fãs do Rei do futebol a utilizaram em forma de homenagem na internet.

Em "Os Trombadinhas", Pelé interpretou a si mesmo, mas como técnico das categorias de base do Santos — time de futebol onde fez história como jogador. Ele usou do seu prestígio para mudar a vida de meninos carentes e abandonados.

Além de atuar nas telonas, o ex-jogador de futebol também foi o responsável por desenvolver a história, que foi roteirizada por Carlos Heitor Cony.

Em entrevista ao extinto "Programa do Jô", Pelé caiu na risada ao ver o apresentador Jô Soares brincar que também iria produzir um longa para devolver a "brincadeira".

Eu ainda vou fazer um filme pra dizer "eu sou o Pelé, o piranha". Que maravilha".
Jô Soares

Pelé não explicou a origem da ideia de citar Jô Soares no filme, mas deixou claro que a intenção era surpreender o apresentador. "Eu queria te fazer essa surpresa. Falei pro Ariba "ele não vai acreditar"", riu.

"Continuo sem acreditar (...) Pra mim, foi uma homenagem", gargalhou o apresentador — que morreu em agosto deste ano.

Filmes e novelas

Pelé fez sua estreia no mundo das novelas em 1969, quando interpretou o escritor Plínio em "Os Estranhos", da TV Excelsior. Na Globo, contracenou com Lima Duarte em "O Salvador da Pátria" (1989) e interpretou a si mesmo em "História de Amor" (1995) e "O Clone" (2001).

pelé - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Pelé em 'O Salvador da Pátria', com Lima Duarte
Imagem: Reprodução/TV Globo

No cinema, participou de produções brasileiras e gringas. Seu trabalho mais conhecido é "Fuga Para a Vitória" (1981), em que contracenou com Sylvester Stallone e Michael Caine.

Sylvester Stallone e Pelé durante as gravações do filme "Fuga para a Vitória" (1981) - John Bryson/Getty Images - John Bryson/Getty Images
Sylvester Stallone e Pelé durante as gravações do filme "Fuga para a Vitória" (1981)
Imagem: John Bryson/Getty Images