'Romeu e Julieta': atores vão à Justiça por cena nua quando adolescentes
Conhecidos por terem protagonizado, em 1968, a versão clássica de "Romeu e Julieta" para os cinemas, os atores Olivia Hussey e Leonard Withing entraram com um processo contra a Paramount por abuso infantil e distribuição de imagens de crianças nuas.
De acordo com a revista Variety, a demanda foi aberta na última sexta-feira, junto ao Tribunal Superior de Santa Monica, na Califórnia, e diz respeito ao fato de o longa incluir trechos que exibem as nádegas de Withing e os seios de Hussey - que, à época da filmagem, tinha respectivamente 16 e 15 anos.
O processo alega que o diretor do filme, Franco Zefirelli, havia inicialmente prometido que não haveria nudez real na sequência em que Romeu e Julieta se encontram no quarto - mas, na hora H, praticamente implorou que eles ficassem nus para a cena em questão, caso contrário, "o filme falharia".
Zefirelli, inclusive, teria indicado aos dois atores a posição das câmeras e assegurado que nenhuma nudez explícita deles seria mostrada na edição final - o contrário do que fato ocorreu. A indenização pedida se aproxima dos US$ 500 milhões - quase R$ 3 bilhões na cotação atual.
"Imagens nuas de menores são ilegais e não devem ser exibidas. Eles eram crianças muito jovens e ingênuas nos anos 60, que não entendiam o que estava prestes a atingi-las. De repente, ficaram famosos em um nível que nunca esperaram e, além disso, foram violados de uma forma que não sabiam como lidar", alega o advogado de Hussey e Withing, Solomon Gresen.
"O que eles ouviram e o que aconteceu foram duas coisas diferentes. Eles confiavam em Franco. Aos 16, como atores, eles assumiram que ele não violaria a confiança que eles tinham. Franco era amigo deles e, francamente, aos 16 anos, o que eles fazem? Não há opções. Não houve #MeToo", declarou o empresário dos dois atores, Tony Marinozzi.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.