Topo

Edward Norton descobre antepassados escravagistas: 'Desconfortável'

Edward Norton - Justin Tallis/AFP Photo
Edward Norton Imagem: Justin Tallis/AFP Photo

Colaboração para Splash, de São Paulo

03/01/2023 08h31Atualizada em 03/01/2023 18h31

No programa "Finding Your Roots", da PBS, Edward Norton, 53, ficou chocado ao descobrir que seus antepassados eram escravagistas. Na ocasião, o ator citou que ficou "desconfortável" com a revelação.

O programa do astro de "Clube da Luta" será exibido nesta terça-feira nos Estados Unidos, mas o New York Post teve acesso ao episódio antes de sua estreia. Segundo o jornal, o programa mostrou uma foto ao artista, com sua família e sete pessoas escravizadas, e o apresentador Henry Louis Gates Jr. o confrontou sobre o registro.

Em choque, Edward Norton destacou que se sentia desconfortável com a situação, e que ela realmente deveria ser incômoda.

"Essas coisas são desconfortáveis e você deve se sentir desconfortável com elas. Todo mundo deve se sentir desconfortável. Não é um julgamento em relação a quem você é e à sua vida, mas um julgamento da história do país. Antes de tudo, você precisa assumir o que aconteceu, em seguida, você precisa encarar os fatos", pontuou.

No "Finding Your Roots", o ator comentou sobre "ir além dos números" e tornar o fato mais pessoal, para entender que uma família foi escravizada e sofreu com a condição imposta.

Completando o raciocínio de Edward Norton, o apresentador disparou: "[Pessoas] nascidas escravizadas e escravizadas até o fim da vida".