Vice de Lula, Alckmin já foi demitido de TV e trabalhou com Lacombe
Empossado vice-presidente da República no dia 1º janeiro, Geraldo Alckmin (PSB) passou por momentos de altos e baixos nos últimos anos: de governador de São Paulo ao ostracismo político, passando por uma rápida carreira televisiva ao retorno apoteótico ao posto de personalidade pública, agora como ocupante oficial do Palácio do Jaburu, em Brasília, pelos próximos quatro anos.
Aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem foi adversário histórico, Alckmin deixou o mundo político em 2018, após amargar uma votação pífia em sua segunda tentativa de se eleger ao Palácio do Planalto no pleito daquele ano, quando acabou em quarto lugar.
Sem vaga na política e escanteado no PSDB pelo antigo "afilhado" João Doria, Geraldo Alckmin encontrou espaço na TV graças a sua formação em medicina e especialidade em anestesia.
Passagem pela TV Gazeta. No primeiro semestre de 2019, Geraldo Alckmin foi contratado pela TV Gazeta para participar do programa "Todo Seu", comandado por Ronnie Von. Ele era responsável pelo quadro "Saúde e Qualidade de Vida".
Entretanto, a emissora realizou uma série de cortes para aliviar a folha salarial e não apenas Alckmin foi dispensado, como o programa foi retirado do ar, e o próprio Ronnie Von demitido.
Parceria com Lacombe. Em novembro daquele ano, Geraldo Alckmin foi anunciado para comandar um quadro de saúde no "Aqui na Band", à época apresentado por Silvia Poppovic e o bolsonarista Luís Ernesto Lacombe.
Na Band, Geraldo conduziu uma série sobre a importância da acupuntura, mas nem mesmo ele conseguiu alavancar a audiência do matinal. O programa, aliás, deu uma guinada à direita, adotou pautas conservadoras e notabilizou-se por se tornar em uma espécie de puxadinho do governo Jair Bolsonaro (PL). A mudança drástica incomodou os telespectadores, derrubou ainda mais a audiência, culminou na demissão de Lacombe e no fim da atração.
Antes de tudo isso, porém, Lu Alckmin celebrou o fato de seu marido ter apresentado o quadro na atração.
"Feliz com o lançamento do novo programa do Geraldo na Band", escreveu Lu em seu perfil no Twitter.
Retorno por cima após 'traição de aliado'. Geraldo Alckmin é um dos nomes históricos do PSDB tendo sido governador de São Paulo por quatro vezes pelo partido. Contudo, ele foi passado para trás pelo "afilhado político", o ex-governador João Doria, de quem se tornou desafeto.
Doria abandonou Alckmin em público já em 2018 quando se elegeu ao governo de São Paulo colando sua imagem na de Jair Bolsonaro com o "Bolsodoria". Em 2019, após deixar a presidência nacional do PSDB, Alckmin viu seu espaço na sigla ser ainda mais reduzido, ao ponto de se desfiliar em 2021.
Em 2022, Alckmin, já filiado ao PSB, desistiu de concorrer novamente ao governo de São Paulo, e foi anunciado como vice na chapa com Lula. Os dois saíram vencedores na disputa contra Bolsonaro em 30 de outubro, foram diplomados em dezembro, e empossados no começo de 2023, sagrando, assim, a volta por cima de Alckmin ao mundo político.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.