De Nadia Bochi a Fernanda Gentil: os jornalistas que já sofreram homofobia
Assim como Nadia Bochi, ex-repórter da Globo que sofreu ataques homofóbicos após foto beijando a esposa, Silvia Henz, outros jornalistas também foram alvo de comentários preconceituosos.
Em conversa exclusiva com Splash, Nadia diz que já recebeu outras mensagens homofóbicas ao longo da carreira, mas, desta vez, ficou preocupada com a esposa.
"É uma rejeição dentro do próprio núcleo do feminino. A gente entende que vive em uma sociedade patriarcal, mas quando isso parte das mulheres, dói mais. Pessoas que se beneficiam dos nossos conteúdos", opinou Nadia.
Confira outros casos de homofobia com profissionais da TV:
Pedro Figueiredo e Erick Rianelli
O casal de repórteres da Globo sofreu ataque em junho de 2021, segundo relato da Folha de S. Paulo. Alexandre Geleia, empresário de Brasília, criticou um vídeo em que Erick exalta o companheiro ao vivo.
"Acreditamos no afeto como transformação. A Oração de São Francisco diz: 'Onde houver ódio, que eu leve o amor'. É assim que vamos seguir", disse no Twitter.
Fernanda Gentil
Casada com Priscila Montadon há cinco anos, a apresentadora relatou alguns ataques homofóbicos que já recebeu em público e nas redes sociais.
Um dos casos ocorreu no aeroporto Santos Dumont, no Rio, segundo Fernanda. "Estávamos andando de mãos dadas e o cara (gritou): 'Ô sapatão!'. E aí eu olhei e falei: 'Oi? O que foi?'. E o cara 'Ah, é..'. Ele desenrola tudo na mesa para falar e quando a gente fala, ele: 'Nada'. Nem sabe para que fala", disse em entrevista ao podcast Fala, Brasólho.
Marcelo Cosme
O apresentador expôs um ataque homofóbico sofrido em julho de 2022. "Mais um desavisado? Não! Mais um homofóbico, machão das redes sociais que acha que pode vir até o meu perfil e mandar uma mensagem ofensiva. Sim, exponho todos que me enviam mensagens ofensivas, desrespeitosas e criminosas".
O jornalista da GloboNews assumiu namoro com o médico Frankel Brandão em janeiro de 2021.
Franklin David
O ex-apresentador da RedeTV! chamou a polícia após sofrer homofobia durante uma viagem em carro de aplicativo, segundo divulgou o portal Notícias da TV em agosto de 2022.
Conforme a declaração do Franklin David, o seu companheiro, Vitor Vianna, levou um soco do motorista após acionar a câmera do celular.
"Estávamos de mãos dadas. Estou distraído olhando o tempo lá fora, aí vejo pelo retrovisor uma olhada intimidadora do motorista comigo. Uma cara de bravo. [...] Ele continuou para trás, fazendo cara de reprovação", relatou o jornalista.
Matheus Ribeiro
Primeiro jornalista assumidamente homossexual a apresentar o Jornal Nacional, Matheus denunciou o radialista Luiz Gama por falas homofóbicas.
Gama, que trabalhava na BandNews FM na época, questionou a escolha de Matheus para a apresentação do Jornal Nacional em novembro de 2019. "Um apresentador de telejornal de qualidade média virou a bola da vez no jornalismo nacional só porque revelou que sua 'rosquinha' está à disposição. A qualidade profissional que se f*", escreveu. Ele foi indiciado em dezembro de 2021.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.