Topo

Frota ironiza internação de Bolsonaro: 'O bicho pega e ele vai ao hospital'

Alexandre Frota ironizou a internação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Alexandre Frota ironizou a internação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Imagem: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Colaboração para Splash, em Maceió

09/01/2023 18h01

Alexandre Frota ironizou a notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado hoje nos Estados Unidos, após sentir dores abdominais.

Em seu perfil nas redes sociais, Frota destacou que, "toda vez que o bicho pega", Bolsonaro "vai para o hospital". E questionou aos seguidores: "Já repararam?".

Internado em Orlando. Jair Bolsonaro deu entrada em uma unidade hospitalar de Orlando, nos Estados Unidos, após sentir dores abdominais. O ex-presidente foi submetido a exames para verificar uma possível obstrução intestinal e aderências.

Bolsonaro está nos EUA desde 30 de dezembro, quando abandonou o comando do país antes do fim de seu mandato na presidência da República. Ontem, deputados americanos pediram a deportação do político brasileiro, após extremistas bolsonaristas provocarem caos em Brasília.

Histórico de dores abdominais. A última vez que o ex-presidente foi internado foi em 28 de março do ano passado, quando ele esteve no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, após também sentir um desconforto abdominal — no mesmo dia em que o então ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu exoneração após a suspeita de corrupção com balcão de negócios do MEC durante a sua gestão.

Em janeiro de 2022, Bolsonaro também foi internado em São Paulo depois de passar mal enquanto curtia férias em Santa Catarina. O médico do ex-presidente, Antônio Luiz Macedo, disse que ele foi hospitalizado por uma obstrução após ingerir camarão sem mastigar.

O ex-presidente ficou de 27 de dezembro de 2021 a 3 de janeiro de 2022 na cidade de São Francisco de Sul (SC). Antes, ele também passou alguns dias no Guarujá (SP). No total, as férias do então mandatário custaram cerca de R$ 900 mil aos cofres públicos. Na ocasião, Bolsonaro foi criticado por não ir à Bahia, após o estado ser atingido por fortes chuvas, que deixaram pelo menos 27 mortos, e ele rebateu ao dizer ser "maldoso" apontar que ele estava de férias.

Em julho de 2021, Bolsonaro passou quatro dias internado em um hospital de São Paulo também por dores abdominais — à época, foi descartada a necessidade de cirurgia.

A internação ocorreu após o então presidente escalar sua retórica golpista com questionamentos infundados e sem provas sobre a lisura das urnas e ataques às instituições. Ainda, a CPI da Covid também cercava Bolsonaro com depoimentos que apurava as ações e omissões do governo federal na pandemia.

Cirurgias após a facada

Desde que foi atingido por uma facada em setembro de 2018 durante a campanha para as eleições presidenciais, o ex-presidente esteve internado em hospitais em algumas ocasiões para realizar cirurgias e exames.

6 de setembro de 2018 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG): O candidato Jair Bolsonaro se submete a uma operação de urgência após ser atacado por uma facada de Adélio Bispo em ato de campanha;

12 de setembro de 2018 - Hospital Albert Einstein, em São Paulo: Bolsonaro passa por nova cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino;

28 de janeiro de 2019 - Hospital Albert Einstein, São Paulo: já na Presidência da República, Bolsonaro se submete a uma nova cirurgia para retirada da bolsa de colostomia;

8 de setembro de 2019 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: nova cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada;

25 de setembro de 2020 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: retirada de cálculo na bexiga;

14 de julho de 2021 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal.

03 de janeiro de 2022 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo - Bolsonaro fica três dias internado para tratamento de uma obstrução intestinal após ingerir um camarão sem mastigar durante férias em Santa Catarina.

28 de março de 2022 - Hospital das Forças Armadas, Brasília - Bolsonaro ficou um dia internado para tratar um desconforto abdominal. Houve suspeita de nova obstrução intestinal, o que acabou não se confirmando.