Por que momento trágico ficou de fora da cinebiografia de Whitney Houston?
"I Wanna Dance With Somebody - A História de Whitney Houston" chega aos cinemas na próxima quinta-feira e retrata a vida da cantora desde que começou a fazer sucesso, passando pelo auge da fama, até o ápice do abuso de drogas e álcool que colocou em cheque sua carreira.
Whitney morreu em 11 de fevereiro de 2012, aos 48 anos, mas sua morte não é explorada no longa. Em entrevista a Splash, a diretora Kasi Lemmons ("Harriet") explicou que a decisão de deixar o momento de fora do filme veio do roteirista Anthony McCarten ("Bohemian Rapdsody").
Para a cineasta, não é preciso mostrar a morte da cantora para celebrá-la. "Entramos em sua vida e vemos a sua reflexão sobre a própria vida, e tudo o que nos é mostrado ao longo do filme nos leva a momentos muito fortes. O roteiro de Anthony McCarten nunca terminou com a morte ela, sempre mostrava um momento bastante edificante de sua vida."
O que aconteceu com Whitney?
A cantora estava hospedada no Beverly Hilton Hotel para assistir à cerimônia do Grammy, que aconteceria no dia 12 daquele mês.
- A última vez que Whitney foi vista foi em 9 de fevereiro, em uma festa no TRU Hollywood Nightclub.
- Na ocasião, ela cantou "Jesus Loves Me" e sua voz estava bastante rouca, fato que chamou a atenção dos presentes.
- Na manhã de 11 de fevereiro, ela foi encontrada pela sua cabeleireira.
- A cantora estava morta na banheira. Inicialmente, a morte foi dada como acidental.
Nos exames póstumos foram identificados cinco tipos de drogas no corpo da cantora: maconha, difenidramina, alprazolam, ciclobenzaprina e cocaína.
Como é a cena final do filme?
- O longa termina com a recriação da famosa apresentação de Whitney Houston no American Music Awards de 1994.
- Na ocasião, a cantora cantou "I Loves You, Porgy", "And I Am Telling You I'm Not Going" e "I Have Nothing".
- A sequência anterior acontece no dia que antecede sua morte e mostra a recaída da artista que levou ao incidente na banheira.
- Durante os créditos, o filme explica a trágica morte de Whitney.
Amor 'proibido'
Whitney foi casada por anos com Bobby Brown, mas ele não foi o seu único amor. O longa aborda o relacionamento lésbicas vivido pela artista com a sua Robyn Crawford. O namoro nunca foi confirmado pela cantora, mas é bastante abordado em "I Wanna Dance With Somebody - A História de Whitney Houston".
A Splash, a atriz Naomi Ackie, protagonista do filme, explica o porquê de mostrar o relacionamento. "Acho que é isso que nos torna humanos, não são apenas as coisas que nos fazem felizes e as coisas fáceis da vida, mas também as coisas difíceis. Para conseguir se conectar com Whitney é preciso conhecermos a história, mas conhecer também o mundo interno em que ela viveu. Assim, é possível ter mais empatia com as coisas que ela passou. Torná-la humana e mostrar os desafios que ela viveu são bastante importantes."
Nafessa Williams, quem vive Robyn na cinebiografia, acredita haver uma grande importância em apresentar detalhes do namoro das duas. "Para mim, [a importância é mostrar] a lealdade de Robyn. Além da adoração e o amor que elas tinham uma pela outra. Eu acredito que elas são almas gêmeas. Foi muito bonito para mim, poder mostrar isso e vai ser muito bonito para o mundo poder ver isso."
Para interpretar a ex-namorada, Williams contou a Splash que fez "o máximo de pesquisa possível". "Não havia muitas filmagens que eu pudesse encontrar, afinal ela era a assistente-executiva de Whitney e por isso tentava não aparecer na câmera. É muito raro você vê-la na frente da câmera, por isso, foi difícil encontrar imagens. Mas ela lançou uma autobiografia [A Song for You: My Life with Whitney Houston] e foi ela quem me salvou porque me deu muito do que eu precisava saber. Foi algo muito bonito de se explorar."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.