Qual melhor estratégia para vencer o BBB? Campeões e 'preparadores' opinam
O BBB 23, que estreia no dia 16 de janeiro, traz novas dinâmicas, o maior prêmio da história do programa e diferentes estratégias dos integrantes dos grupos camarote e pipoca.
Splash ouviu, com exclusividade, duas especialistas em mentoria artística, estratégia de carreira e preparação para participação em realities: Fefa Moreira e Gis de Oliveira. A segunda disse ter trabalhado diretamente com Arthur Aguiar, vencedor do BBB 22.
Como foi preparação de Arthur Aguiar? "Trouxe uma pessoa da ONU para explicar qual é o pensamento das mulheres quando elas têm visões diante de relacionamentos tóxicos e imaturidade. Eu trago uma conscientização. Não tenho poder nenhum e nem manipulo nenhum artista participante. Isso é construir uma mentira, e para mim só funciona a verdade", detalhou Gis.
Qual a melhor estratégia, por Fefa Moreira
- Para nada na vida existe uma estratégia ideal. "As pessoas têm que partir do princípio da comunicação. Uma pessoa extremamente tímida, que não fala, não vai ter sucesso na competição".
- Eu sei lhe dizer o que não fazer, como ofender gratuitamente as pessoas. "Ser uma pessoa má não é uma boa estratégia. Algumas pessoas saem canceladas e, até hoje, acham que jogaram bem".
- O segredo é se relacionar e se comunicar bem. "As relações são muito importantes. É o lance de, por exemplo, ter muitos aliados. É muito mais difícil ganhar mantendo um jogo sozinho. É raro, como aconteceu com a Juliette".
- "Essas são as principais características não só de um finalista, mas também de uma pessoa vencedora. É um reality show da realidade. Atitudes ruins são raramente premiadas. O Brasil sente as pessoas, nós temos sensibilidade para olhar para o outro".
Qual a melhor estratégia, por Gis de Oliveira
- O reality show pede pessoas 'heroínas de sua própria história'. "As pessoas entram sem essa consciência. 98% das pessoas não se conhecem o suficiente. Elas se arriscam em um reality emocional, com uma forte pressão, e acabam se perdendo".
- "Com a sua verdade ligada a uma estratégia, eu duvido que você chegue até a final de um reality. Vale para ter sucesso no reality e na vida. Claro que você precisa se preparar para isso, desenvolver conhecimentos e cuidar da própria imagem".
- Precisa ser uma construção próxima da identidade real, não dá para ser radical. "As pessoas estão cansadas de coisas falsas. Participantes desprovidos do ego, concentrados na carreira e nas oportunidades, fazem sucesso".
- Arthur Aguiar só queria trazer a imagem de um cara do bem. "O primeiro movimento era de reposicionamento de imagem em decorrência do histórico de erros. A gente humanizou a fala, trouxe o estado de aprendiz constantemente".
Quais foram estratégias de vencedores do BBB?
Arthur Aguiar, do BBB 22: "Era muito mais do que um programa de entretenimento em que, no final, a gente ganha R$ 1,5 milhão. Eu sabia que aquilo era um jogo e que eu estava ali para jogar. Eu não vou ficar com o público para saber se eu vou voltar ou não (do Paredão). As chances que você tem para sair é quando você está no Paredão. Você não está no Paredão? Não tem como você sair", comentou em entrevista ao Gshow.
Juliette, do BBB 21: "Eu não sou, nunca fui muito estrategista. Então eu sabia que eu me perderia se eu fosse por esse caminho. O meu rolê foi: eu só tenho quem eu sou. Se isso for suficiente para ganhar, fechou. Se não, eu não tinha mais. Eu era péssima em prova, em articular as coisas", afirmou ao PodDelas em 2022.
Thelma Assis, do BBB 20: "Eu ressignifiquei esse negócio de planta na minha edição. A minha estratégia era essa, observar. Eu sempre fiquei de olho, mas nunca deixando de se posicionar. Isso faz você sair como 'sabonete'. Disso o Brasil não gosta. Deixei o povo se matar no primeiro mês para depois analisar vários paredões", analisou em seu canal no YouTube em 2021.
Max Porto, do BBB 9: Eu venci quando determinei minha cabeça que não podia chegar lá falando as mesmas coisas, agindo da mesma forma. Tenho que ser uma pessoa única. Pensei: 'O que ainda não foi contado? Qual história não foi apresentada?'. Eu era o estrategista que não se torna vilão", disse ao Flow Podcast em 2022.
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