Topo

Regina Duarte posta fake news que mobilizou vândalos a depredarem Brasília

Regina Duarte postou mais uma fake news nas redes sociais - Alan Santos/PR
Regina Duarte postou mais uma fake news nas redes sociais Imagem: Alan Santos/PR

Colaboração para Splash, em Maceió

11/01/2023 11h50

A atriz Regina Duarte, de 75 anos, voltou a compartilhar informação mentirosa nas redes sociais, dessa vez ao falar sobre o motivo em específico que mobilizou extremistas bolsonaristas a depredarem prédios públicos em Brasília e atentarem contra a democracia no último domingo (8).

Em seu perfil no Instagram nesta quarta-feira (11), Regina disse que os acontecimentos recentes do Brasil "trazem de volta o assunto do famigerado código-fonte prometido nas últimas eleições para presidente da República".

Vândalos pedem por códigos-fonte. No dia em que radicais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depredaram os prédios do Congresso Nacional, do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Palácio do Planalto, alguns levaram faixas com pedidos para que "entreguem o código-fonte" das urnas eletrônicas.

Entretanto, ao contrário do que insinua Regina Duarte e extremistas bolsonaristas, os códigos-fonte foram abertos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um ano antes das eleições.

Ou seja, os códigos-fonte cobrados por bolsonaristas como Regina Duarte ficaram à disposição para inspeção das entidades fiscalizadoras definidas em resolução do TSE, como todos os partidos políticos, o Ministério Público, as Forças Armadas, universidades, entre outras.

Desde que as pesquisas com intenções de votos começaram a apontar a derrota de Bolsonaro nas urnas, o então presidente passou a atacar as instituições da República, em especial o TSE. Sem provas, o político de extrema direita alegou falta de lisura nas urnas eletrônicas e cobrou que os códigos-fonte fossem tornados públicos. Entretanto, esses códigos já estavam sob domínio público.

Após as eleições, as Forças Armadas divulgaram um relatório em que confirmou a lisura do processo eleitoral brasileiro. Em seu parecer, os militares afirmaram que foi possível concluir que os dados de totalização dos votos das eleições de 2022 estão corretos. Em nenhum momento, o documento entregue à Justiça Eleitoral citou indício de fraude no processo eleitoral.

Elisa Lucinda repreende Regina Duarte. Nos comentários da postagem de Regina, a atriz Elisa Lucinda chamou a atenção da colega e afirmou que a "disseminação de notícia falsa é crime".

Lucinda afirmou que os bolsonaristas presos em Brasília "atentaram contra o povo brasileiro" ao destruírem os prédios dos Poderes da República. Ainda, a artista cobrou que os apoiadores de Bolsonaro "aceitem" a derrota, assim como os petistas aceitaram a de Fernando Haddad (PT) em 2018.

"São infratores. Seus atos são inconstitucionais. Que parte da lei vocês não compreendem? Aceitem o resultado das eleições. Nós aceitamos em 2018. Será então que aquelas eleições foram legítimas? Será que devemos questionar o resultado de 2018? Foi urna eletrônica. Venho nesta página não para agredir. Nunca. Mas acredito num debate de ideias. Sem ofensas. Viva à democracia", escreveu.