Você sabia? Termo paredão, usado no BBB, faz referência à ditadura
Prestes a estrear sua vigésima terceira edição, o Big Brother Brasil, reality show mais popular do país, reúne anônimos e famosos confinados em busca de um prêmio milionário e da fama, em que o principal objetivo do jogo é simplesmente não ir ao paredão.
A ida para o paredão pode significar a eliminação da competição e o adeus ao prêmio concedido pela Globo ao vencedor. Entretanto, a emissora nem sempre usou esse termo para se referir aos participantes que estão na guilhotina. Quando a atração estreou, eles usavam a palavra "berlinda".
Ainda na temporada de estreia do reality show no Brasil, a "berlinda" mudou de nome e passou a se chamar "paredão", não por ideia da Globo, mas por um ex-participante: o artista plástico baiano Adriano Castro.
Com o tempo de confinamento no reality, Castro comparou a ida dos brothers para a berlinda com um paredão, em referência ao local onde os regimes ditatoriais mandavam fuzilar presos políticos, que eles consideravam inimigos. Os ditadores encaminhavam seus opositores e desafetos para a frente de uma parede ou um muro em que eram mortos a tiros.
A comparação, por mais descabida que seja, se difundiu entre os fãs do programa e foi institucionalizada pela Globo, que usa o termo ainda hoje.
"O Brasil tá vendo". No decorrer de 23 edições, o Big Brother Brasil coleciona diversos bordões e frases marcantes, a exemplo do próprio "paredão".
Outro que marcou e foi usado pela Globo para quadro no reality é o bordão "o Brasil tá vendo", dito pela participante Lia Khey, do BBB 10.
Posteriormente, a emissora deu um upgrade na frase com o célebre "o Brasil tá lascado", dito por Gil do Vigor, no BBB 21, após uma bebedeira.
A partir de então, o quadro se tornou "O Brasil tá vendo, o Brasil tá lascado", um dos mais populares do reality.
Joga y Joga. O BBB 20 simbolizou uma virada de página na história do programa porque foi a primeira vez que a Globo confinou anônimos e famosos.
Porém, foi um participante do grupo "Pipoca" que proferiu o bordão mais repercutido da edição: o arquiteto Felipe Prior com seu "joga y joga". A frase viralizou nas redes e passou a ser usada por famosos como o jogador de futebol Neymar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.