Topo

Após rombo de R$ 20 bilhões, Americanas cancelam patrocínio do BBB 23

Prova da Americanas no Big Brother Brasil 2022 - Reprodução/Globo
Prova da Americanas no Big Brother Brasil 2022 Imagem: Reprodução/Globo

Sidney Gonçalves

De Splash

13/01/2023 16h30

As Americanas não vão mais patrocinar o BBB 23. A informação foi confirmada hoje pela empresa a Splash, após um rombo de R$ 20 bilhões anunciado durante a semana.

O valor que seria repassado para a emissora seria de R$ 102 milhões durante o período do reality, uma das maiores verbas do programa. Leia a seguir a nota divulgada pela empresa:

A Americanas S.A. informa que cancelou sua participação no BBB 23. Neste momento, a companhia está focada na gestão do negócio e no propósito de oferecer a melhor experiência a seus clientes, parceiros e fornecedores. A Rede Globo segue como relevante parceira na estratégia de marketing e comunicação da Americanas S.A.

A vaga das Americanas já foi preenchida: o Mercado Livre fechou com a Globo para patrocinar o BBB 23. O contrato inclui a participação em provas e atividades rotineiras do programa, como festas e ativações pontuais.

"A Globo fica feliz de contar com Mercado Livre no BBB23 e compreende perfeitamente a decisão de Americanas de focar na gestão do negócio nesse momento. Parceiras de longo prazo da Globo, as duas marcas contam com o nosso apoio", disse a emissora, em nota.

O Big Brother Brasil 23 começa oficialmente na segunda-feira (16), e a expectativa é que a Globo supere a marca de R$ 1 bilhão em faturamento publicitário com a atração - no ano passado, a emissora chegou próximo a este valor, quando também teve mais de 30 marcas realizando ações no programa.

Como são divididas as cotas no BBB?

  • Mercado Livre, Seara e Stone serão os patrocinadores principais do programa da Globo - cada cota "Big", como são chamadas pela emissora, custou cerca de R$ 105 milhões

  • Amstel, TikTok, Pantene e Downy são os patrocinadores "Camarote", a segunda linha de marcas anunciantes do programa. Cada cota rendeu R$ 80 milhões à emissora.

  • Ademicon, Hypera Pharma, McDonald's, PagueMenos e QuintoAndar estão na terceira linha de anunciantes, da chamada cota "Brother". Cada empresa pagou cerca de R$ 15,6 milhões para estar no programa.

O que está acontecendo com as ações das Americanas?

  • As ações estão instáveis depois que a empresa divulgou ter encontrado inconsistências em seus balanços da ordem de R$ 20 bilhões.

  • Como as ações caíram muito ontem, como consequência desse comunicado e da renúncia do presidente, Sérgio Rial, alguns investidores acreditam que o preço baixo pode ser uma oportunidade de compra.

  • "Percebo mais um desejo de caça às barganhas e um sentimento de que não pode ser tão ruim assim", diz Márcio Loréga, gerente de research e economia do PagBank PagSeguro.