Topo

Fachada? O que se sabe sobre o casamento de Michael Jackson e Lisa Presley

Lisa Marie Presley e Michael Jackson em Paris, em 1994 - Stephane Cardinale/Sygma via Getty Images
Lisa Marie Presley e Michael Jackson em Paris, em 1994 Imagem: Stephane Cardinale/Sygma via Getty Images

Colaboração para Splash

13/01/2023 14h04

A morte repentina de Lisa Marie Presley ontem (12), vítima de uma parada cardíaca, reacendeu diversas memórias sobre a vida da única filha de Elvis Presley (1935 - 1977).

Uma delas é o fato de Lisa ter sido casada com o Rei do Pop, Michael Jackson, entre 1994 e 1996.

Como e quando eles se conheceram?

Michael Jackson e Lisa Marie Presley em 1974, quando Michael tinha 17 anos e ela, 6. O rei do pop já detinha fama e dinheiro devido ao grupo musical formado com seus irmãos, os Jackson 5.

Pela diferença de idade, não mantiveram contato, mas se reencontraram novamente no início da década de 1990, com ambos já adultos. Na época, Lisa era casada com um músico chamado Danny Keough, com quem teve dois filhos.

Logo após o divórcio, em 1994, Lisa e Michael se aproximaram e começaram um namoro, sob muitos holofotes da mídia, já que, nessa época, o astro era acusado de ter abusado sexualmente de um garoto de 13 anos.

Relacionamento de fachada?

O repentino envolvimento de Michael e Lisa fez com que o relacionamento entre os dois fosse tido como "fachada" por parte da mídia e do público, como se o casal tentasse colocar a acusação de pedofilia sob o tapete.

Michael Jackson pediu a mão de Lisa Marie Presley em casamento por telefone. O casamento foi em uma cerimônia reservada na República Dominicana, no dia 26 de maio de 1994.

A relação teve muitos desentendimentos públicos e frequentes. Existia, inclusive, o rumor de que o casamento nunca foi consumado pelos dois. Lisa sempre negou isso, mas, no documentário "Inside Edition", da rede CBS, Sandy Domz, assistente administrativa em Neverland - morada de Michael -, confirmou que não havia nenhum tipo de intimidade entre eles. Segundo relato da funcionária, o cantor colocava perfume nas calcinhas da esposa para fingir que eles tinham feito sexo.

Na tentativa de fortalecer a imagem do casal perante a mídia, em setembro de 1994, os dois apareceram de mãos dadas durante a premiação do MTV Video Music Awards (VMA), desfilaram no palco juntos, até que Michael anunciou: "estou muito feliz de estar aqui e refletindo: ninguém pensou que isso duraria", em referência ao seu relacionamento com Lisa. Em seguida, o Rei do Pop tascou um beijão na boca da esposa, sob aplausos da plateia.

,

O término

A pressão em cima do casal era tanta que, coincidentemente ou não, o término não demorou muito a acontecer. Lisa Presley deu entrada no divórcio em dezembro de 1995 e anunciou a separação no mês seguinte.

Em algumas entrevistas, Lisa relatou que o relacionamento foi tão complicado que ela chegou a ficar doente e emocionalmente exausta. Ela dizia que, por Michael ter sido o homem mais poderoso da indústria musical, ele era acompanhado de muitos "vampiros e parasitas", ou seja, pessoas que estavam com ele por interesse.

Outro fator agravante para a filha de Elvis Presley foi o fato de que Michael tinha um comportamento autodestrutivo, que o levava a consumir muitos remédios.

Em entrevista à Oprah Winfrey, em 2010, um ano após a morte de Michael Jackson, Lisa foi questionada sobre a razão para o fim de seu casamento com o astro do pop. Então, ela respondeu: "Houve um ponto muito profundo no casamento que ele teve que tomar uma decisão. Foi algo como 'as drogas, vampiros [os bajuladores] ou eu? E ele me afastou."

Outros casamentos

Após o término com Michael, Lisa se casou outras duas vezes. Em 2002 com o ator Nicolas Cage (o casamento durou apenas de agosto a novembro do mesmo ano), e de 2006 a 2016 com o guitarrista Michael Lockwood.