Topo

'Todos chapados', quartinho do pó: as polêmicas de Maria Zilda Bethlem

Maria Zilda durante participação no podcast Papagaio Falante - Reprodução/YouTube
Maria Zilda durante participação no podcast Papagaio Falante Imagem: Reprodução/YouTube

De Splash, em São Paulo

15/01/2023 10h42Atualizada em 15/01/2023 14h02

Maria Zilda, 71, abriu a intimidade e contou mais uma vez os bastidores da Rede Globo. Em entrevista ao podcast Papagaio Falante, ela disse que esteve com o elenco da novela "Hipertensão" (1986) em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para uma festa de ano novo muito agitada na época em que a novela era exibida na TV.

"No réveillon, a gente alugou um barco, fomos todos para Angra dos Reis e ficamos numa casa maravilhosa. Tinha um horário de saída, mas todo mundo tomou um porre maravilhoso na véspera. No dia que tinha que sair, tava todo mundo desacordado lá", disse ela. Entre os participantes estava Fafy Siqueira, Taumaturgo Ferreira, Eri Johnson, além do próprio diretor da trama, Wolf Maya.

Maria Zilda disse que, em determinado momento, eles foram pegos de surpresa. "De repente chega o caseiro e pergunta: 'Quem é o senhor Wolf?'. Aí a gente apontou e ele disse que o dono tava chegando, que precisava todo mundo sair. E tava todo caído, batido", disse a atriz, aos risos.

Essa não é a primeira vez que Zilda expõe o que acontece longe das câmeras na emissora. Relembre três vezes que a atriz jogou os holofotes nos camarins da Globo.

'Quartinho do pó'

Ao lado de Oscar Magrini, ela revelou alguns detalhes picantes dos bastidores da emissora carioca em uma live no Instagram em 2020.

Na ocasião, o artista relembrou uma conversa que teve com a atriz Cleyde Yáconis (1923-2013), em 1988, e ele relatou a existência de um "quartinho do pó e do c*"...

"Meu amigo falou: Cleyde, ele quer fazer novela na Globo. Aí ela me olhou e falou assim: para entrar, você precisa participar do quartinho do PC. Eu falei: PC? Quem é? Ela respondeu: É o quartinho do pó e do c*", contou Magrini.

Nesse momento, Maria Zilda disse ter conhecimento de como as coisas funcionavam nos bastidores do canal, pois já foi casada com o diretor global Roberto Talma (1949-2015).

"Eu sei muito bem como aquilo funcionava, fui casada com diretor. Não é teste do sofá, não. É teste do c*", falou a atriz. Procurada à época para comentar as declarações, a TV Globo não se manifestou.

Escolha de influencers

Ao UOL, a atriz contou que veteranas como ela, Renata Sorrah, Debora Duarte e Lúcia Alves, entre outras, que não acumulam milhões de seguidores no Instagram, ou que sequer utilizam a plataforma, são preteridas, apesar de terem o talento reconhecido.

"Um diretor amigo meu me contou outro dia que eles estavam fazendo a escalação de uma novela e ficaram em dúvida entre duas atrizes jovens. Aí, um deles disse: 'Escolhe essa aqui que dá mais clique'", contou ela.

"E eu não vejo compromisso dessa geração com o ofício de atuar. Muitos não estão minimamente preocupados com o personagem, querem apenas aparecer na TV. Você dá R$ 5 mil, uma cocada e uma mariola, e eles topam fazer", completou. A última atuação de Maria Zilda em um folhetim foi em "Êta Mundo Bom!" (2016).

'Má sorte' com ex-BBB

Na última novela em que atuou, Maria Zilda contracenou com o ex-BBB Arthur Aguiar e outro ator jovem. Em entrevista à RedeTV!, ela relembrou o trabalho e chamou de "má sorte" a situação.

"Tive a má sorte de, na última novela que eu fiz, trabalhar com dois meninos jovens que, enquanto o diretor ensaiava, eles ficavam no telefone fazendo Snapchat. Aí quando o diretor dizia: 'Gravando', eles chegavam em mim e perguntavam 'Zildinha, eu falo o quê, hein? Eu fico onde?'. Pronto: um deles ganhou agora o Big Brother."

Ela não especificou quem seria o outro jovem.