Topo

O que era o Linha Direta, programa que vai voltar à Globo após 16 anos

Linha Direta, exibido pela TV Globo na década de 90 e início dos anos 2000, ajudou a capturar criminosos pelo Brasil - Reprodução / TV Globo
Linha Direta, exibido pela TV Globo na década de 90 e início dos anos 2000, ajudou a capturar criminosos pelo Brasil Imagem: Reprodução / TV Globo

De Splash, em São Paulo

16/01/2023 04h00Atualizada em 16/01/2023 18h47

O Linha Direta voltará à tela da TV Globo em 2023, após 16 anos do fim do programa policial.

O Linha Direta estreou em 1990 e era marcado pela reconstituição, com atores e entrevistas de testemunhas, de crimes e tragédias de grande repercussão no Brasil.

De césio-137 a Edifício Joelma. A atração cobriu desde fatos marcantes relacionados a acidentes, como os problemas com a radiação de césio-137 em Goiás, até episódios macabros sobre a presença sobrenatural relacionada ao incêndio no Edifício Joelma, em São Paulo.

O Linha Direta mostrava a cobertura jornalística na ocasião em que os crimes foram cometidos, o processo de investigação e a reconstituição baseada em depoimentos. Em cada edição, dois casos policiais eram apresentados.

O programa incentivava os telespectadores a fornecer pistas, com sigilo total, que ajudassem as autoridades a reabrir investigações e a solucionar os casos. O público podia ligar para uma central telefônica, disponível 24 horas por dia, ou acessar a página do programa na internet.

Cerca de 380 criminosos foram localizados devido ao programa. Os foragidos eram acusados de crimes de assassinato, estupro e sequestro.

O Linha Direta contou com os jornalistas Hélio Costa, Marcelo Rezende e Domingos Meirelles na apresentação ao longo dos anos. Neste ano, será apresentado por Pedro Bial.