BBB 23: Edição mostra Nicácio citando caso de enfermeira
A edição de hoje do BBB 23 (Globo) mostrou a conversa de Fred Nicácio com outros brothers, onde o médico contou um episódio vivido com uma enfermeira. A citação incomodou e fez Cezar Black chorar em conversa com Domitila posteriormente.
O que rolou?
A fala de Fred: "Um dia eu fui no fisioterapeuta e vi um médico entubando e falei: 'Eu queria fazer isso aí. Uma enfermeira branca olhou e disse: 'Sai pra lá, menino, isso é só para médico'. Tá bom. Sete anos depois eu voltei e ela foi minha enfermeira. Estou aqui doutor Fred Nicácio. Para você, agora eu vou entubar e você vai me ajudar. Pronto, assim que a gente trata racista".
A crítica de Cezar: "Ele falou, tentando ser para ele algo de positivo... 'Ah, porque a enfermeira me criticou porque eu era fisioterapeuta, mas depois eu virei médico e ela tinha que me auxiliar'. Pô, cara, pra gente é super ofensivo isso. Pra nossa classe, isso aí é uma coisa que a gente briga todos os dias...
Gente, você nasce, o médico tira você da barriga da sua mãe, e entrega pra gente. A gente é quem limpa, pesa, entrega de novo pra sua mãe. Do dia que você nasce, na hora da UTI, você morreu, quem prepara seu corpo é a enfermagem. Nós somos a primeira passagem de você para o mundo, e a última. Então, nossa classe é foda, nossa classe trabalha mais do que todas as classes. Nossa classe não tem reconhecimento, a gente briga todos os dias pra chegar lá".
Cezar se disse ofendido: "Você usou uma palavra que na hora me doeu, e acho que não foi a intenção. Só que, pra enfermagem, como classe, magoa demais a gente Você disse: 'Ela tava lá, me auxiliando".
Pronunciamento do Coren-SP
O programa Big Brother Brasil 23 exibiu entre ontem e hoje uma discussão sobre a autonomia da enfermagem. O participante Cezar Black, que é enfermeiro, desabafou que se sentiu ofendido sobre uma menção do participante Fred Nicácio, que é médico e fisioterapeuta, de que uma enfermeira deveria auxiliá-lo.
A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam, mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19. Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria", disse em nota enviada à Splash
'Errar e ser corrigido'
A equipe de Fred Nicácio, participante do Grupo Camarote do BBB 23 (Globo), publicou uma nota nas redes sociais após o episódio acontecido hoje, onde Cezar Black se mostrou incomodado com uma fala de Fred relacionada a profissionais de enfermagem.
Veja os principais pontos da nota:
Educação não inclusiva. "Ouvimos o Cezar e toda uma classe que chegou até nos através de comentários e notas públicas e acreditamos em tudo que vocês pontuaram. Infelizmente, a nossa educação não é inclusiva e é construída de forma que algumas ocupações geram sensações de status de carreira superiores a outras".
Subvalorização. "Para Cézar e todos profissionais que reagiram ao vídeo, toca no lugar da subvalorização da sua profissão, tanto pela sociedade em si quanto dentro de suas rotinas dentro de hospitais. (...) Para Fred, o que aconteceu lá atrás foi uma situação pessoal e individualizada de racismo."
Desculpas. "Pedimos desculpas pela forma como ele contou, que poderia ter sido mais bem contextualizada".
Aos enfermeiros e enfermeiras de todo o Brasil, o Fred reconhece o valor de vocês, como ele fez questão de reafirmar na conversa com o Cézar.
ENQUETE UOL BBB 23: Quem você quer que vença reality da Globo? Vote
Resultado parcial
Total de 18107 votosBBB 23: Veja o antes e depois dos participantes da casa mais vigiada
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.