Coren repudia falas de Nicácio no BBB 23 sobre profissionais de enfermagem
Colaboração para Splash, em São Paulo
18/01/2023 18h48
O Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) condenou as falas do participante do BBB 23 (Globo), Fred Nicácio, sobre a falta de autonomia dos profissionais de enfermagem.
O programa Big Brother Brasil 23 exibiu entre ontem e hoje uma discussão sobre a autonomia da enfermagem. O participante Cezar Black, que é enfermeiro, desabafou que se sentiu ofendido sobre uma menção do participante Fred Nicácio, que é médico e fisioterapeuta, de que uma enfermeira deveria auxiliá-lo.
A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas.
A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam, mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19. Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria", disse em nota enviada à Splash
A fala de Fred: "Um dia eu fui no fisioterapeuta e vi um médico entubando e falei: 'Eu queria fazer isso aí. Uma enfermeira branca olhou e disse: 'Sai pra lá, menino, isso é só para médico'. Tá bom. Sete anos depois eu voltei e ela foi minha enfermeira. Estou aqui doutor Fred Nicácio. Para você, agora eu vou entubar e você vai me ajudar. Pronto, assim que a gente trata racista".
A crítica de Cezar: "Ele falou, tentando ser para ele algo de positivo... 'Ah, porque a enfermeira me criticou porque eu era fisioterapeuta, mas depois eu virei médico e ela tinha que me auxiliar'. Pô, cara, pra gente é super ofensivo isso. Pra nossa classe, isso aí é uma coisa que a gente briga todos os dias...
Gente, você nasce, o médico tira você da barriga da sua mãe, e entrega pra gente. A gente é quem limpa, pesa, entrega de novo pra sua mãe. Do dia que você nasce, na hora da UTI, você morreu, quem prepara seu corpo é a enfermagem. Nós somos a primeira passagem de você para o mundo, e a última. Então, nossa classe é foda, nossa classe trabalha mais do que todas as classes. Nossa classe não tem reconhecimento, a gente briga todos os dias pra chegar lá".
Cezar se diz ofendido: "Você usou uma palavra que na hora me doeu, e acho que não foi a intenção. Só que, pra enfermagem, como classe, magoa demais a gente Você disse: 'Ela tava lá, me auxiliando".
Defesa de Fred: "Ela teve que me ajudar. Foi exatamente essa a frase que eu usei. Eu não gosto de usar a palavra 'auxiliar' porque parece que a função é só minha. E 'ajudar', não. Eu tenho a minha função e ela tem a dela. Eu não faço o que ela faz e ela não faz o que eu faço. Nessa conjuntura, ela ter que me ajudar, pra ela foi um grande problema. Pra ela, foi ter que me engolir a seco, porque ela falou que eu não ia ser médico. Me ver como médico e ter que trabalhar comigo - não para mim -, trabalhar junto comigo para salvar uma vida, só que eu na posição de médico...
Isso, pra ela, serviu como uma lição da vida. Não fui eu. Só de eu estar ali e ela estar ali, do meu lado, já foi a lição dela. Eu nunca faria algo que pudesse colocá-la numa situação vexatória pela minha posição e pela dela. Jamais faria isso. Como não fiz, porque eu não precisei. A vida se encarregou. Nessas horas, quem é o juiz desse processo é o universo".
ENQUETE UOL BBB 23: Quem você quer que vença reality da Globo? Vote
41 anos. Cantora, conhecida por ser ex-integrante do Rouge, é casada com Igor Rickli e tem um relacionamento aberto. Os dois são pais de Antônio de 7 anos.
Antonio Carlos Júnior, mais conhecido como Cara de Sapato, tem 32 anos e é natural e João Pessoa, na Paraíba. Ele é um lutador de artes marciais mistas da categoria meio-pesado na PFL (Professional Fighters League).
Mike Roach/Zuffa LLC via Getty Images
12 / 22
Sarah Aline, Pipoca
Sarah Aline tem 25 anos e é de Osasco, em São Paulo. Ela trabalha como psicóloga e analista de Diversidade.
Reprodução/Instagram
13 / 22
Fred Nicácio, Camarote
O médico Fred Nicácio tem 35 anos e nasceu em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. É formado também em Fisioterapia.
Reprodução/Instagram
14 / 22
Key Alves, Camarote
A jogadora de vôlei Key Alves tem 23 anos e é de Bauru, em São Paulo. É líbero do clube Osasco São Cristóvão Saúde e também trabalha como influenciadora digital.
Reprodução/Instagram
15 / 22
Marília, Pipoca
A maquiadora e influenciadora Marília tem 32 anos, é natural de Natal, no Rio Grande do Norte, mas mora em Osasco, São Paulo.
Reprodução/Instagram
16 / 22
Cristian, Pipoca
Cristian, de 32 anos, é empresário. Ele nasceu e mora em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Divulgação
17 / 22
Marvvila, Camarote
A cantora Marvvila tem 23 anos e é natural do Rio de Janeiro. É conhecida como "A Pagodeira", título de uma de suas músicas mais famosas.
Divulgação/Alex Santanna
18 / 22
Bruno, Pipoca
Bruno é natural de São José da Laje (AL). Ele tem 32 anos e é atendente de farmácia.
Reprodução/Instagram
19 / 22
Tina, Pipoca
Tina tem 29 anos e é analista de marketing e modelo. Nascida em Angola, ela mora há nove anos no Brasil.
Divulgação
20 / 22
Gabriel Santana, Camarote
O ator Gabriel Santana tem 23 anos e é natural da capital de São Paulo. Ele esteve no elenco de Pantanal.
Reprodução/Instagram
21 / 22
Amanda, Pipoca
Médica, Amanda tem 31 anos, nasceu em Astorga e mora em Campo Largo, ambas cidades do Paraná.
Divulgação
22 / 22
MC Guimê, Camarote
MC Guimê, 30 anos, é cantor e compositor e é casado. Ele é nascido e criado em Osasco, em São Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.