Equipe de Nicácio se pronuncia após fala: 'Errar e ser corrigido'
Colaboração para Splash, em São Paulo
18/01/2023 22h23
A equipe de Fred Nicácio, participante do Grupo Camarote do BBB 23 (Globo), publicou uma nota nas redes sociais após o episódio acontecido hoje, onde Cezar Black se mostrou incomodado com uma fala de Fred relacionada a profissionais de enfermagem.
Educação não inclusiva. "Ouvimos o Cezar e toda uma classe que chegou até nos através de comentários e notas públicas e acreditamos em tudo que vocês pontuaram. Infelizmente, a nossa educação não é inclusiva e é construída de forma que algumas ocupações geram sensações de status de carreira superiores a outras".
Subvalorização. "Para Cézar e todos profissionais que reagiram ao vídeo, toca no lugar da subvalorização da sua profissão, tanto pela sociedade em si quanto dentro de suas rotinas dentro de hospitais. (...) Para Fred, o que aconteceu lá atrás foi uma situação pessoal e individualizada de racismo."
Dubiedade. "A forma que ele se expressou foi errônea. Ao mesmo tempo, não sabemos da dor que causou na história pessoal dele e, por isso acreditamos que a fala tenha vindo dessa forma dúbia."
Desculpas. "Pedimos desculpas pela forma como ele contou, que poderia ter sido mais bem contextualizada".
Aos enfermeiros e enfermeiras de todo o Brasil, o Fred reconhece o valor de vocês, como ele fez questão de reafirmar na conversa com o Cézar.
Errar e aprender. "Fred entrou no BBB para viver esse experimento social, errar e ser corrigido. O programa traz debates importantes para a nossa sociedade e estamos abertos para que as mudanças aconteçam".
Cezar levantou um comentário de Fred Nicácio no dia anterior. Para ele, a fala do médico inferiorizou a classe dos enfermeiros —à qual Cezar pertence.
A fala de Fred: "Porque um dia eu fui num fisioterapeuta e aí eu vi um médico entubando, e eu disse: 'Eu queria fazer isso aí'. E daí, uma enfermeira branca disse: 'Sai daí, menino, isso aí é só pra médico'. Tá bom. Sete anos depois, amor, eu voltei lá, e ela foi minha enfermeira. É, tô aqui, doutor Fred Nicácio, e aí? Agora eu vou entubar e você vai me ajudar. Porque a gente trata racista assim, expondo, porque quem criou o constrangimento que lide com ele."
A crítica de Cezar: "Ele falou, tentando ser para ele algo de positivo... 'Ah, porque a enfermeira me criticou porque eu era fisioterapeuta, mas depois eu virei médico e ela tinha que me auxiliar'. Pô, cara, pra gente é super ofensivo isso. Pra nossa classe, isso aí é uma coisa que a gente briga todos os dias... Gente, você nasce, o médico tira você da barriga da sua mãe, e entrega pra gente. A gente é quem limpa, pesa, entrega de novo pra sua mãe. Do dia que você nasce, na hora da UTI, você morreu, quem prepara seu corpo é a enfermagem. Nós somos a primeira passagem de você para o mundo, e a última. Então, nossa classe é foda, nossa classe trabalha mais do que todas as classes. Nossa classe não tem reconhecimento, a gente briga todos os dias pra chegar lá".
41 anos. Cantora, conhecida por ser ex-integrante do Rouge, é casada com Igor Rickli e tem um relacionamento aberto. Os dois são pais de Antônio de 7 anos.
Antonio Carlos Júnior, mais conhecido como Cara de Sapato, tem 32 anos e é natural e João Pessoa, na Paraíba. Ele é um lutador de artes marciais mistas da categoria meio-pesado na PFL (Professional Fighters League).
Mike Roach/Zuffa LLC via Getty Images
12 / 22
Sarah Aline, Pipoca
Sarah Aline tem 25 anos e é de Osasco, em São Paulo. Ela trabalha como psicóloga e analista de Diversidade.
Reprodução/Instagram
13 / 22
Fred Nicácio, Camarote
O médico Fred Nicácio tem 35 anos e nasceu em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. É formado também em Fisioterapia.
Reprodução/Instagram
14 / 22
Key Alves, Camarote
A jogadora de vôlei Key Alves tem 23 anos e é de Bauru, em São Paulo. É líbero do clube Osasco São Cristóvão Saúde e também trabalha como influenciadora digital.
Reprodução/Instagram
15 / 22
Marília, Pipoca
A maquiadora e influenciadora Marília tem 32 anos, é natural de Natal, no Rio Grande do Norte, mas mora em Osasco, São Paulo.
Reprodução/Instagram
16 / 22
Cristian, Pipoca
Cristian, de 32 anos, é empresário. Ele nasceu e mora em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Divulgação
17 / 22
Marvvila, Camarote
A cantora Marvvila tem 23 anos e é natural do Rio de Janeiro. É conhecida como "A Pagodeira", título de uma de suas músicas mais famosas.
Divulgação/Alex Santanna
18 / 22
Bruno, Pipoca
Bruno é natural de São José da Laje (AL). Ele tem 32 anos e é atendente de farmácia.
Reprodução/Instagram
19 / 22
Tina, Pipoca
Tina tem 29 anos e é analista de marketing e modelo. Nascida em Angola, ela mora há nove anos no Brasil.
Divulgação
20 / 22
Gabriel Santana, Camarote
O ator Gabriel Santana tem 23 anos e é natural da capital de São Paulo. Ele esteve no elenco de Pantanal.
Reprodução/Instagram
21 / 22
Amanda, Pipoca
Médica, Amanda tem 31 anos, nasceu em Astorga e mora em Campo Largo, ambas cidades do Paraná.
Divulgação
22 / 22
MC Guimê, Camarote
MC Guimê, 30 anos, é cantor e compositor e é casado. Ele é nascido e criado em Osasco, em São Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.