Ator de Vai na Fé: '70% do elenco é preto e não é uma novela de escravos'
O ator Samuel de Assis, 40, vive seu primeiro protagonista na TV após sucessos no streaming. Intérprete de Ben, em "Vai na Fé", ele dá vida a um advogado bem-sucedido.
Em conversa com Splash, ele comemora a presença de atores negros no elenco da trama escrita por Rosane Svartman. Nomes como Sheron Menezzes, Elisa Lucinda, Bella Campos também compõem o elenco.
É uma novela especial, um elenco imenso de atores pretos. Quase 70% do elenco é preto e não é uma novela de escravos. Isso já é um marco. Atores pretos em lugares não marginalizados. São personagens bem sucedidos, trabalhadores e tipicamente brasileiros.
"Ser um agente de transformação é o que me deixa mais feliz. A minha expectativa está grande em relação a isso. Acho que a gente nunca teve tanta gente preta em papeis de destaque na novela, na direção e no roteiro. Por isso, acho importante que a gente assista e diga ao mundo: nós merecemos estar aqui, nós temos que estar aqui e nós damos audiência",
Para ele, atores pretos só eram chamados para fazer personagens marginalizados: bandidos, escravo ou muito pobres. "Eu faço um advogado milionário e extremamente bem-sucedido. A Sheron não faz uma personagem abastada de dinheiro, mas é digna, batalhadora, religiosa. Temos representações de várias religiões", completa.
Samuel fez teste para protagonistas de três novelas antes de ser chamado para Vai na Fé, incluindo Bom Sucesso — novela escrita por Rosane antes em 2019.
Fiz teste para protagonistas de outras novelas, mas aconteceu nesta, comigo maduro e pronto para viver isso tudo. Aconteceu no meu melhor momento de vida.
No ano passado, fiz teste para uma Malhação que foi extinta, aí o Paulinho virou para mim e falou: 'foi um prazer te conhecer, não é você o cara desse personagem, mas um dia vamos trabalhar juntos'. Isso foi um julho de 2021. Quando foi em fevereiro de 2022, a produtora de elenco me ligou para fazer o teste do Benjamin e com a Sheron."
Nos bastidores...
Splash flagrou momento em que Samuel "rouba" um pedaço de bolo de Sheron. Ele conta que esses momentos de descontração acontecem a todo momento nos bastidores da trama e que esse clima bom dá resultado nas telinhas.
Na trama, Ben é casado com Lumiar (Carolina Dieckmann), mas reencontra Sol (Sheron), um amor do passado. Isso promete mexer com o coração do advogado.
"Trabalhar com ambas é incrível. São talentosas e engraçadas. A gente se diverte horrores... A gente tem uma química muito boa. Está sendo especial gravar com as duas... Tô sem dormir há duas semanas. Fico nervoso em casa, mas aqui a gente se diverte tanto, que eu esqueço um pouco, sabe? A gente não vê a hora passar."
Protagonista
Nascido em Aracaju, capital de Sergipe, Samuel de Assis começou no teatro no início dos anos 2000. Chegou à TV em "Ciranda de Pedra" (2008), quando fez uma pequena participação na novela das 6. Depois disso, ganhou destaque em produções no streaming, como "3%" (Netflix) e "Rensga Hits" (Globoplay).
"Eu tô ansioso, mas tô com a melhor das expectativas. Eu tô muito seguro do que estou fazendo. Isso é difícil de ouvir da minha boca, mas tô muito feliz de estar fazendo essa novela, com essa representatividade toda", completa.
Ele propõe ressignificar a imagem do galã de TV. "Ser galã era ser branco, um homem que exalava masculinidade. Isso não serve mais... Ser galã é ser um homem de verdade, com suas fragilidades, amores, certezas, dúvidas, escolhas, consequências... Beleza não define ser galã. Qualquer ser humano pode ser galã. Quem não é galã, é quem é mau-caráter".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.