Topo

BBB 23 mostra que Globo está de olho nos reality shows da Netflix

BBB 23: Cezar e Tina trocam flertes durante apresentação - Reprodução/Twitter
BBB 23: Cezar e Tina trocam flertes durante apresentação Imagem: Reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

19/01/2023 04h00

O BBB 23 começou, e quem observar atentamente vai perceber que a Globo está olhando para as concorrentes ao selecionar participantes e desenvolver novas dinâmicas.

  • Após críticas à seleção de confinados do BBB 22, a expectativa é grande sobre a edição 23.
  • Para garantir que o jogo tenha movimento e as tão importantes intrigas que conduzem a narrativa, há novas regras, novos poderes e potenciais pontos de conflito.
  • Algumas dessas novidades são semelhantes ao que pode ser visto em outros reality shows.

Globo está de olho na Netflix?

Se observarmos algumas semelhanças, podemos dizer que sim.

Do Queer Eye para o BBB. Um dos participantes do Camarote é apresentador do Queer Eye Brasil, versão nacional do fenômeno Queer Eye. Fred Nicácio também é médico, fisioterapeuta e influenciador, mas sua maior base de público recente veio através do programa da Netflix.

QEB - Tiago Santana/Netflix - Tiago Santana/Netflix
Queer Eye Brasil: Fred Nicácio, Luca Scarpelli, Yohan Nicolas, Guto Requena e Rica Benozzati
Imagem: Tiago Santana/Netflix

Dois Pipocas quase foram para o Casamento às Cegas. Eles são Cezar, 34, e Tina, 29. O enfermeiro natural de Salvador conta que foi convidado para o processo seletivo da segunda temporada, mas não foi adiante na entrevista. Já a modelo nascida na Angola revela que recusou o convite para participar do programa.

Já vimos isso em The Circle. Este ano, os eliminados do BBB 23 poderão enviar um vídeo a um brother que segue no confinamento. O teor da mensagem será escolhido pelo próprio eliminado, e pode ser um alerta, uma bomba, mentiras ou verdades. A Globo explica que o vídeo será exibido no telão da sala para todos os participantes do programa.

A mesma proposta já existe em The Circle, formato britânico popularizado na Netflix. No reality em questão, o participante bloqueado grava um vídeo mostrando o seu rosto para todos os que permanecem na disputa. A intenção é tanto revelar sua verdadeira identidade quanto adicionar potenciais pontos de conflito ao jogo.

Valor do prêmio muda conforme o jogo. Essa é outra novidade do BBB 23. O valor de R$ 1,5 milhão vai aumentar durante o confinamento. O montante final não foi divulgado, mas Tadeu Schmidt adiantou que "conforme o jogo anda, o prêmio aumenta junto".

Algo parecido existe em Brincando com Fogo. No reality de pegação em que a pegação é proibida, o valor do prêmio vai diminuindo quando os participantes descumprem as regras e cedem aos próprios desejos. Brenda e Matheus, por exemplo, do Brincando com Fogo Brasil, transaram cinco vezes e levaram multa de R$ 200 mil na edição de 2021.

Outro reality da Netflix também tem o prêmio dinâmico. Em Amor: Verdade ou Consequência, o valor aumenta ou diminui conforme os casais evoluem (ou não) ao longo do jogo.

O que tudo isso quer dizer? Embora haja algumas semelhanças, é difícil cravar se elas foram ou não inspiradas necessariamente nos reality shows da Netflix, ou em outros formatos e até mesmo demandas internas observadas pela equipe do BBB. Mesmo assim, fica claro que existe um olhar para fora e que, de uma forma ou de outra, os programas da gigante do streaming estão apontando uma tendência.