Topo

Ludmilla é chamada de 'macaca' e processará racista: 'Cansada dessa porra'

Ludmilla vai processar racista após ser chamada de "macaca" nas redes - Reprodução/Instagram
Ludmilla vai processar racista após ser chamada de "macaca" nas redes Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em Maceió

19/01/2023 09h41

A cantora Ludmilla, de 27 anos, afirmou que vai processar um perfil do Twitter por racismo após ser chamada de "macaca".

Em seu perfil na plataforma, a artista desabafou e disse que está "cansada" de receber ataques racistas na internet.

Uma usuária da rede social disse que Ludmilla é uma "macaca flopada". Posteriormente, o comentário foi deletado por "violar as normas" da plataforma.

Ludmilla afirmou que vai fazer uso de uma lei assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que enquadra injúria racial ao crime de racismo.

Novo entendimento. A partir de agora, a injúria racial pode ser punida com reclusão de 2 a 5 anos. Antes, a pena era de 1 a 3 anos. A pena será dobrada se o crime for cometido por duas ou mais pessoas. Também haverá aumento da pena se o crime de injúria racial for praticado em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

A nova legislação se alinha ao entendimento do Supremo Tribunal Federal que, em outubro do ano passado, equiparou a injúria racial ao racismo e, por isso, tornou a injúria, assim como o racismo, um crime inafiançável e imprescritível.

A injúria racial é a ofensa a alguém, um indivíduo, em razão da raça, cor, etnia ou origem. E o racismo é quando uma discriminação atinge toda uma coletividade ao, por exemplo, impedir que uma pessoa negra assuma uma função, emprego ou entre em um estabelecimento por causa da cor da pele.