Topo

Cesar Menotti debocha de fala de Marina Silva sobre fome e público rebate

Cesar Menotti insinuou que obesidade e insegurança alimentar não são compatíveis, e alegou ironia após ser rebatido - Reprodução/Instagram
Cesar Menotti insinuou que obesidade e insegurança alimentar não são compatíveis, e alegou ironia após ser rebatido Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

22/01/2023 10h51

Cesar Menotti se tornou centro das atenções no Twitter após debochar de uma fala de Marina Silva sobre a fome no Brasil. A ministra disse no Fórum Econômico Mundial de Davos que 120 milhões de brasileiros passam fome, e o sertanejo fez piada:

"30% dos brasileiros estão obesos. Segundo os números de Marina Silva tem obeso passando fome. (contém ironia)", escreveu.

A fala de Marina Silva é uma citação do estudo "Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil", que entrevistou 2.000 pessoas em 2020 e concluiu que 59% dos domicílios entrevistados estavam em situação de insegurança alimentar durante a pandemia.

Insegurança alimentar, no entanto, é diferente de fome — trata-se da falta de acesso a uma alimentação adequada. Por exemplo: uma família que precisa escolher entre fazer três refeições saudáveis ou pagar outras necessidades básicas está em situação de insegurança alimentar, ainda que não passe fome. Depois, ainda em Davos, Marina se corrigiu e afirmou que o número de brasileiros com fome é de 33 milhões.

A piada de Cesar Menotti foi criticada na rede social:

O sertanejo se defendeu dizendo que foi irônico em sua publicação: "Não dá pra ser irônico. Também não dá pra responder quem não tem a menor capacidade de interpretar um texto básico".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Versão original deste texto veiculou erroneamente uma foto do cantor Fabiano como sendo de César Menotti. O erro foi corrigido.