Primeiro plantão da Globo interrompeu 'Top Gun' e anunciou assassinato
O plantão da Globo interrompeu a programação ontem para anunciar que o presidente Lula (PT) exonerou o general Arruda do comando do Exército e nomeou Tomás Paiva. Como já é costume, a internet levou um susto.
No ar há mais de trinta anos, todo brasileiro já sentiu frio na espinha quando sua programação foi cortada para entrar a música do plantão da Globo e aparecerem microfones e câmeras rodando no logo da emissora. A partir de então, o medo do que vinha pela frente começou a tomar conta do público.
Como foi a primeira vez?
- 21 de maio de 1991.
- O plantão interrompeu a Sessão da Tarde que exibia "Top Gun".
- O jornalista Celso Freitas entrou ao vivo.
- O anúncio foi do assassinato de Rajiv Gandhi, então primeiro-ministro da Índia.
- O boletim foi encerrado pelo logo da Globo e a palavra PLANTÃO em letras garrafais.
A evolução do plantão
- A versão mais famosa e aprimorada do plantão veio meses depois da primeira vez, ainda em 1991.
- A música de João Nabuco e a vinheta de Hans Donner apareceria só em agosto, quando William Bonner noticiou uma tentativa de golpe na URSS.
Apesar da fama que o plantão ganhou de "quem morreu agora?", este não foi o principal tipo de notícia dada pelo boletim ao longo desses 30 anos. As reviravoltas políticas em Brasília são as principais responsáveis pelas interrupções na Globo, principalmente durante a cobertura da Lava Jato.
A vinheta apareceu mais vezes em 2016 na TV dos brasileiros: foram 25, no total. A maioria trouxe informações sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas houve também os plantões que noticiaram a morte do ator Domingos Montagner e a queda do avião da Chapecoense.
Nos anos seguintes, a Globo mostrou-se mais flexível com sua programação. Os "intervalos falsos", como o que noticiou a morte do ator Paulo Gustavo em 2021, ou edições estendidas dos seus jornais superaram a quantidade de vezes em que a vinheta tradicional foi ao ar.
Mesmo essa mudança de postura não impediu que o canal quase superasse o recorde de plantões num único dia. Quando o ex-presidente Lula foi preso, em 2018, a vinheta interrompeu a programação da Globo oito vezes. A marca continua sendo da cobertura da morte de Ayrton Senna em 1994, com nove plantões.
Quais notícias boas já foram dadas no plantão?
- Anúncio da aprovação da vacina contra a covid-19.
- Eclipse solar.
- Vitória de Guga em Roland Garros.
O plantão interrompeu o "Dragon Ball"?
Não.
- Muitas pessoas acreditam que a emissora cortou o momento em que Goku conseguiria atingir o nível de Super Sayajin 3 no duelo contra Majin Boo.
- Tudo não passa de um grande exemplo do "Efeito Mandela" - fenômeno em que, de forma resumida, um grupo de pessoas tem certeza de que algo aconteceu de determinada forma, mas não passa de uma memória falsa.
- Esse "surto coletivo" que volta às redes sociais todo ano nunca aconteceu.
- Em 2001, o animê era exibido por volta das 11h15 e a cobertura dos atentados ao World Trade Center já estava no ar há mais de uma hora, de forma ininterrupta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.