Topo

Eddie Murphy se inspirou em relação com noiva ao atuar em 'Certas Pessoas'?

De Splash, em São Paulo

23/01/2023 04h00

Uma jovem e um rapaz se apaixonam, mas precisam lidar com duas famílias de raças e religiões diferentes que se desdobram para se entender. Essa premissa pode ser encontrada em "Adivinhe Quem Vem para Jantar", filme estrelado por Sidney Poitier e Katharine Houghton, lançado em 1967.

Mais de 55 anos depois, em "Certas Pessoas", o enredo ganha merecida atualização com um elenco estrelado: Jonah Hill e Lauren London interpretam o casal apaixonado Ezra e Amira,

Eddie Murphy e Nia Long vivem os rígidos pais de Amira, e Julia Louis-Dreyfus e David Duchovny, os pais moderninhos, mas sem noção, de Ezra.

Em entrevista exclusiva a Splash, Murphy contou que, apesar de ser noivo de Paige Butcher, uma mulher branca, o relacionamento dos dois não serviu de inspiração para seu trabalho no filme.

"Nunca houve nada assim entre eu e Paige. Ela era Paige, eu era Eddie, e nos transformamos em Paige e Eddie. Nunca houve atrito ou estranheza", disse o ator.

Eddie Murphy e a noiva, a modelo Paige Butcher - Christopher Polk/Getty Images - Christopher Polk/Getty Images
Eddie Murphy e a noiva, a modelo Paige Butcher em 2018
Imagem: Christopher Polk/Getty Images

O astro também se divertiu por trás das câmeras, cercado de comediantes como ele, e até reencontrou uma antiga colega de trabalho.

Nos anos 80, Murphy e Louis-Dreyfus trabalharam juntos no Saturday Night Live, célebre humorístico da televisão americana. Em "Certas Pessoas", eles se reúnem e entram em conflito na mesa de jantar dos "filhos" da ficção.

"O clima nos bastidores era ótimo. Não há nada como trabalhar com um monte de atores maravilhosos e pessoas engraçadas na vida real", afirmou.

Eu estava no Saturday Night Live com Julia há 40 anos, quando éramos apenas bebês. E ambas as carreiras seguiram em duas direções diferentes. Ela se tornou uma grande estrela em 'Seinfeld', que é um dos meus programas favoritos. [...] Ela está muito incrível no filme. Eddie Murphy

Eddie Murphy e Julia Louis-Dreyfus se reencontraram após trabalharem juntos no SNL nos anos 80 - Divulgação - Divulgação
Eddie Murphy e Julia Louis-Dreyfus se reencontraram após trabalharem juntos no SNL nos anos 80
Imagem: Divulgação

Um dos grandes ícones do humor, Murphy enxerga hoje a comédia maior do que nunca.

"Quando comecei a fazer comédia, o maior coisa que você poderia fazer era participar de um programa chamado The Tonight Show. Todo mundo queria participar. Se você pudesse participar do The Tonight Show, isso era o maior que você poderia ser", disse.

Agora você tem todos esses clubes de comédia, a arte da comédia stand-up está acontecendo em todo o mundo agora. Todo mundo faz comédia stand-up agora e tem serviços de streaming, essas plataformas. A comédia está maior do que nunca, eu acho. Eddie Murphy

O ator, que está há quase 50 anos no mundo do entretenimento, garante que está aberto às outras mudanças que possam surgir na indústria.

"Não há nada que eu gostaria de mudar. A mudança é inevitável. Mesmo que eu esteja esperando ou desejando ver uma mudança, isso vai se transformar em algo por conta própria. Então, eu estou pronto para lidar com quaisquer mudanças que aconteçam", disse.

O limite do humor e as "certas pessoas" do mundo real

A comediante de stand-up e roteirista Sam Jay também integra o elenco. Ela interpreta Mo, amiga e parceira de podcast de Ezra. Na atração, os dois falam de forma bem-humorada (e por vezes ácida) sobre cultura e sociedade.

A Splash, Sam opina sobre um dos temas mais debatidos quando se fala de comédia no Brasil: "Qual é o limite do humor?".

Acho que você só precisa confiar no seu instinto e falar honestamente, e isso é tudo que você pode fazer. Isso pode passar dos limites para alguém, mas acho que, desde que você esteja vindo com boas intenções e falando com sinceridade, então você está fazendo certo. Sam Jay

Sam Jay e Jonah Hill são Mo e Ezra em 'Certas Pessoas' - Divulgação - Divulgação
Sam Jay e Jonah Hill são Mo e Ezra em 'Certas Pessoas'
Imagem: Divulgação

Travis Bennett, mais conhecido por integrar o finado coletivo de hip-hop Odd Future sob o apelido Taco, lança seu segundo trabalho no cinema e interpreta Omar, filho de Murphy e irmão da protagonista, Amira.

Ele se diverte ao contar que já passou por situações constrangedoras, similares às do filme, na vida real.

"Eu fui a um jantar na casa da mãe de um amigo e ela simplesmente fez 'comida preta', entre aspas, coisas que ela pensou que eu iria gostar, mas sua própria versão delas. Então, ela colocou passas em certas coisas que não precisavam de passas, como no macarrão com queijo. [...] Eu entendi e levei numa boa, mas estava horrível. [...] Não precisa tentar fazer isso. Eu estava disposto a comer torta de maçã e batatas fritas com os brancos", riu o ator.

Eddie Murphy, Lauren London e Travis Bennett em cena no filme 'Certas Pessoas' - Divulgação - Divulgação
Eddie Murphy, Lauren London e Travis Bennett em cena no filme 'Certas Pessoas'
Imagem: Divulgação

Assista à entrevista completa acima.

"Certas Pessoas" (2023)
Direção:
Kenya Barris.
Elenco: Jonah Hill, Lauren London, David Duchovny, Nia Long, Sam Jay, Elliott Gould, Travis Bennett, Molly Gordon, Rhea Perlman, Deon Cole, Andrea Savage, Mike Epps, Emily Arlook, Alani La La Anthony, Bryan Greenberg com Julia Louis-Dreyfus e Eddie Murphy.
Data de estreia: 27 de janeiro.
Onde assistir: Netflix.