Topo

Manoel Soares sobre sexualizar negros: 'Disseram que tínhamos pau grande'

Manoel Soares falou sobre a hiperssexualização de homens negros - Reprodução/TV Globo
Manoel Soares falou sobre a hiperssexualização de homens negros Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para Splash, em Maceió

24/01/2023 21h58

O apresentador Manoel Soares, de 43 anos, refletiu sobre a hiperssexualização do corpo negro na sociedade e como esse tipo de estereótipo é danoso para pessoas pretas.

No podcast Quem Pode, Pod, Soares relatou que por muito tempo ele hiperssexualizou as relações interpessoais por "acreditar" que essa era "a única forma" que tinha de se aproximar das pessoas.

"Eu hiperssexualizei as relações que eu tinha. Qualquer relação. Durante muito tempo eu acreditei que a única forma que eu teria de me aproximar das pessoas era numa relação sexual, não estabelecia uma relação de amizade, tentava estabelecer uma relação de sexo", iniciou.

Estereótipos. Conforme Manoel Soares, essa dificuldade de se portar de outra forma que não fosse sexual é resultado de rótulos impostos aos negros, como, por exemplo, em relação ao desempenho sexual e ao tamanho da genitália.

"É que me disseram que nós negros éramos ótimos trepadores, que nós tínhamos pau grande... Eu fui aprender a bloquear o processo de sexualização e de entender que mulheres bonitas e inteligentes podem ser minhas amigas, e a gente não precisa transar, há 10, 12 anos, porque a forma de comunicação que eu estabelecia era essa", completou.

Soares disse que ainda hoje busca controlar sua forma de se portar porque, devido ao fato de "ser um homem preto e grande", ainda o enxergam de uma forma muito sexualizada.