Topo

Após 23 anos, Tom Cruise volta ao Oscar em filme em que ninguém acreditava

De Splash, em São Paulo

26/01/2023 04h00

O Oscar 2023 anunciou seus indicados ontem e, para a felicidade dos fãs de filmes de ação, Tom Cruise pode ser um dos vencedores deste ano e, pela primeira vez, levar a estatueta para casa.

O ator já foi indicado outras três vezes. A primeira vez foi em 1990, quando concorreu ao prêmio de Melhor Ator por "Nascido em Quatro de Julho". Depois, em 1997, foi indicado à mesma categoria pela atuação em "Jerry Maguire". Até ontem, sua última aparição entre os que concorrem ao Oscar tinha sido em 2000, quando concorreu como Melhor Ator Coadjuvante por "Magnolia".

Depois, foram 23 anos sem Tom Cruise figurar na lista de indicados da maior premiação do cinema mundial.

No entanto, 2023 mudou este cenário e o ator voltou a concorrer, mas não por sua atuação. Pois é: o astro por subir ao palco para receber a estatueta de Melhor Filme por ser produtor de "Top Gun: Maverick", a continuação do longa de 1986, "Top Gun: Ases Indomáveis".

Além de protagonizar a produção, Tom Cruise produz o segundo filme ao lado de Christopher McQuarrie, David Ellison e Jerry Bruckheimer.

O longa concorre também em Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição de Som, Melhor Efeitos Visuais, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme.

"Top Gun: Maverick" foi lançado em 2022, mas foram anos de espera dos fãs para que a produção acontecesse. O anúncio de que as filmagens começariam foi em 2016.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior do texto afirmava que Jerry Bruckheimer, além de produzir, dirigiu "Top Gun: Maverick". Na verdade, o diretor do longa-metragem é Joseph Kosinski.