Topo

Bruno do BBB 23 pode parar na prisão por sensualizar com cobra?

BBB 23: Bruno sensualiza com objeto de decoração - Reprodução/Globoplay
BBB 23: Bruno sensualiza com objeto de decoração Imagem: Reprodução/Globoplay

Lais Rodrigues

Colaboração para Splash, em São Paulo

27/01/2023 18h24Atualizada em 27/01/2023 21h18

Bruno se empolgou ao final da primeira festa do Líder do BBB 23 (Globo). O brother pegou uma cobra, que é um objeto de decoração da casa, e colocou em sua genitália, dançando.

Uma questão que surgiu depois do ocorrido é: essa atitude se enquadra como ato obsceno pela lei? Bruno poderia ir preso por tal atitude?

Segundo Driele Floriano, advogada especialista em Direito da família, da infância e violência doméstica, a ação de Bruno pode caracterizar como ato obsceno. "Assistir um homem sentir-se no direito de expor atos sexuais, como se seus atos fossem (ainda) defensáveis, sem dúvidas caracteriza uma violação coletiva", disse a advogada.

O que configura um ato obsceno?

Driele esclarece: "O Ato obsceno é toda ação que tenha uma conotação sexual pública o qual nossa legislação penal considera punível pela violação dos pudores sociais da coletividade", afirma a advogada.

A advogada ainda questiona se o reality show seria um "local público" para a lei. "Os nossos tribunais até as cortes mais altas já consideraram os meios de transmissão, como os digitais, como 'local público' para se considerar a violação das pessoas que são atingidas por essas ações que ferem a moralidade", diz ela.

A profissional ainda reforça o fato de o reality show ser amplamente divulgado nas redes sociais e suas consequências. "Sendo indiscutível, que o entretenimento seja exposto de forma pública, que é a teoria que as cortes superiores têm utilizado conquanto temas relacionados".

Para a advogada, Bruno pode ser penalizado pelo ocorrido na casa do BBB 23. "Em uma análise subjetiva dos fatos, poderia sim este órgão, bem como outras autoridades fiscalizadoras e entidades que visam preservação de direitos como o que se discute a violação, requerer uma investigação do Bruno ou a rede televisiva, caso entendesse pela afronta", diz Driele.

O advogado Akira Chiarelli Kobayashi também concorda. "Bruno pode, sim, ser responsabilizado por essa atitude, pois o ato praticado fere o pudor da coletividade. Caso a polícia entenda que houve a prática de um ato obsceno poderá instaurar um inquérito policial para melhor apurar a conduta", diz ele.

Ele também frisa um ponto importante: "Outro fato relevante é que a bebida não pode ser utilizada como desculpa para que o participante se esquive da conduta criminal, pois sua embriaguez se deu de forma voluntária".

Segundo o Código Penal, "praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público" pode resultar em detenção de três meses a um ano, ou multa.

Quem é o mais odiado do BBB 23? Vote na enquete

Resultado parcial

Total de 3414 votos
1,35%
Divulgação/Globo
0,41%
Divulgação/Globo
12,77%
Divulgação/Globo
2,90%
Divulgação/Globo
0,23%
Divulgação/Globo
2,52%
Divulgação/Globo
5,48%
Divulgação/Globo
5,74%
Divulgação/Globo
1,32%
Divulgação/Globo
17,05%
Divulgação/Globo
12,80%
Divulgação/Globo
1,03%
Divulgação/Globo
2,05%
Divulgação/Globo
15,14%
Divulgação/Globo
0,76%
Divulgação/Globo
1,29%
Divulgação/Globo
1,32%
Divulgação/Globo
5,30%
Divulgação/Globo
0,82%
Divulgação/Globo
2,78%
Divulgação/Globo
1,11%
Divulgação/Globo
5,83%
Divulgação/Globo
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo