Topo

Gabriela Loran celebra pessoas trans em destaque na TV: 'fazer história'

Gabriela Loran esteve no ar recentemente em "Cara e Coragem" - Reprodução/Instagram
Gabriela Loran esteve no ar recentemente em 'Cara e Coragem' Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, de São Paulo

29/01/2023 12h10Atualizada em 29/01/2023 13h29

Gabriela Loran tem conquistado papéis de destaque na TV e no streaming. Recentemente, a atriz esteve no ar em Cara e Coragem, novela da Globo, e vive Giovana, chefe da presidente de gabinete da Alerj, na segunda temporada de Arcanjo Renegado, série da Globoplay.

Para a atriz de 28 anos, a personagem Giovana foi um grande presente. "Na história da TV brasileira, nunca tivemos uma personagem trans nesse escalão, chefe da presidente de gabinete da Alerj. Isso é fazer história. Isso é colocar pessoas pretas e trans em personagens de poder. Não é só dar oportunidade, é dar a chance de protagonismo. Quando me chamaram, eu já sabia que a Giovana ia ser minha", conta em entrevista à Quem.

No Dia Nacional da Visibilidade Trans, a artista comemora o direcionamento de sua personagem.

Ela é trans, mas ser trans não é o enredo dela. Isso é muito importante, porque humaniza nossos corpos transexuais. Todo mundo espera que a história dela seja sobre usar o banheiro feminino ou masculino, transfobia, que são assuntos muito importantes, mas não podemos nos resumir só a essas questões de luta. A gente também tem uma história de vida por trás. Gabriela Loran

Apesar de estar conquistando seu espaço gradualmente, a atriz reconhece que a grande maioria não tem as mesmas oportunidades. "Estou muito grata às coisas que vêm acontecendo na minha vida e na história da teledramaturgia brasileira, mas também entendo que assim como a diretora Natália Grimberg falou, é mérito meu e do meu talento."

Gabriela Loran relembra que a sua luta na profissão começou ainda na faculdade. "Quando me formei, escutei que eu só iria fazer garota de programa. Me orgulho que só fiz uma, a Naiara Birigui, da série Perdido, que também está na Globoplay, mas fiz muitos outros papéis diferentes.

Estou grata por tudo que venho conquistando, mas não estou satisfeita. Eu quero mais e mais. Quero olhar para o lado e ver atrizes trans, ser dirigida por pessoas como eu. É muito difícil estar sozinha, mas nós vamos conseguir. Gabriela Loran

Agora, a artista se prepara para estrear o filme O Samba de Enredo no streaming da HBO Max. Já na co-produção entre Brasil e Portugal, O Último Animal, a atriz vai interpretar Paulinha, que sonha em se tornar uma funkeira de sucesso.