Topo

Dá azar? Como estão as últimas vencedoras do Grammy disputado por Anitta

Anitta concorre ao prêmio de artista revelação no Grammy deste ano - Getty Images for Rihanna"s Savage
Anitta concorre ao prêmio de artista revelação no Grammy deste ano Imagem: Getty Images for Rihanna's Savage

De Splash, em São Paulo

31/01/2023 04h00

Anitta, 29, está entre os indicados ao prêmio de artista revelação no Grammy deste ano.

Ela disputa o prêmio com artistas e bandas que vão do rock ao jazz: Omar Apollo, Domi & JD Beck, Samara Joy, Latto, Måneskin, Muni Long, Tobe Nwigwe, Molly Tuttle e Wet Leg.

Nos últimos cinco anos, o gramofone dourado da categoria foi conquistado por mulheres. Seria um indício de que a brasileira tem chance?

Além disso, existe uma teoria que diz que, quem ganha o prêmio, fracassa depois. Será que é verdade?

A maioria das ganhadoras recentes segue em destaque, com sucesso comercial considerável após a vitória no Grammy.

Veja as vencedoras dos últimos cinco anos e como elas estão agora:

2022: Olivia Rodrigo

Olivia despontou em 2021 com os sucessos "good 4 u" e "drivers license". O álbum "SOUR" rapidamente se tornou um queridinho da imprensa especializada e principalmente do público. As músicas da cantora acumulam bilhões de reproduções no Spotify e os clipes, milhões de visualizações no YouTube. Esse é o único disco lançado por ela até agora.

A cantora é ex-Disney e conquistou o prêmio aos 19 anos. Uma das muitas estrelas teen reveladas pela gigante do entretenimento, Olivia protagonizou as séries "Bizaardvark" (2016) e "High School Musical: A Série: O Musical" (2019).

Quem disputou o prêmio com Olivia: Arooj Aftab, Jimmie Allen, Baby Keem, Finneas, Glass Animals, Japanese Breakfast, The Kid Laroi, Arlo Parks, Saweetie.

2021: Megan Thee Stallion

Megan é rapper e dominou 2020 com "WAP", parceria com Cardi B, e "Savage", com Beyoncé. As músicas revelaram Megan ao grande público, visto que a cantora já era uma expoente do rap. Suas canções e clipes são repletos de sensualidade e exaltação do corpo feminino. Não à toa seu apelido é "Stallion" ("garanhão", em tradução livre para o português).

Ela se apresentou no Rock in Rio de 2022. A americana vestiu uma roupa de rainha de bateria e convidou os fãs a subirem ao palco durante o show. Depois, festejou com Ludmilla, Pabllo Vittar e Rita Ora na casa da funkeira.

Megan emplacou sucessos depois de ganhar o prêmio. Entre eles, "Thot Shit", "SG", com DJ Snake, "Sweetest Pie", com Dua Lipa e "Beautiful Mistakes", com o Maroon 5.

Quem disputou o prêmio com Megan: Ingrid Andress, Phoebe Bridgers, Chika, Noah Cyrus, D Smoke, Doja Cat, Kaytranada.

2020: Billie Eilish

Billie estourou com seu pop alternativo e ganhou o prêmio aos 18 anos. O álbum de estreia da cantora, "WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?", dominou as paradas mundiais com sucessos como "bad guy" e "bury a friend". Aliás, Finneas, que concorreu ao prêmio no ano passado, é seu irmão e principal colaborador.

Ela lançou um novo álbum em 2021 e vem para o Brasil em março. O disco "Happier Than Ever" tem, além da canção-título, faixas como "Therefore I Am" e "Your Power", que acumulam milhões de visualizações no YouTube. Billie vem pela primeira vez ao Brasil em março, apresentando a turnê do álbum no Lollapalooza, em São Paulo.

Quem disputou o prêmio com Billie: Black Pumas, Maggie Rogers, Lil Nas X, Lizzo, Rosalía, Tank and the Bangas, Yola.

2019: Dua Lipa

Sucessos como "New Rules" e "IDGAF" levaram a cantora ao topo das paradas. Só a primeira música acumula 1,8 bilhões de visualizações no YouTube — no Spotify, os números são similares. As "regras da Dua Lipa" para não voltar com o ex viraram uma espécie de meme nas redes sociais à época. Em 2017, ela abriu shows do Coldplay e fez alguns shows solo no país.

Em 2020, ela lançou o álbum "Future Nostalgia" e faturou mais um Grammy. O disco levou o prêmio de melhor álbum de pop e concorreu na categoria de melhor álbum, mas foi desbancado por "folklore", de Taylor Swift. "Future Nostalgia" que conquistou a imprensa especializada, gerou hits como "Don't Start Now", "Levitating", "Break My Heart" e "Physical".

No ano passado, Dua foi uma das atrações principais do Rock in Rio. A cantora fez ainda duas apresentações solo em solo brasileiro, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os ingressos se esgotaram para os shows no festival e na capital paulista.

Quem disputou o prêmio com Dua: Chloe x Halle, Luke Combs, Greta Van Fleet, H.E.R., Margo Price, Bebe Rexha, Jorja Smith.

2018: Alessia Cara

Alessia estourou aos 20 anos com "Here" e "Scars To Your Beautiful", em 2016. No ano seguinte, ela também participou dos sucessos "Stay", do DJ Zedd, e "1-800-273-8255", com Logic e Khalid.

Os trabalhos seguintes de Alessia não alcançaram o mesmo sucesso comercial. Os discos "The Pains of Growing" e "In The Meantime", lançados em 2018 e 2021, não fizeram tanto sucesso quanto "Know-It-All", que contém suas canções mais "estouradas". No entanto, foram bem avaliados pela mídia especializada.

Alessia veio pela primeira vez ao Brasil no ano passado. Ela se apresentou no Lollapalooza e, além de cantar ao lado de Jão, fez um cover de "Saudade Fez um Samba" de João Gilberto.

Quem disputou o prêmio com Alessia: Khalid, Lil Uzi Vert, Julia Michaels e SZA.