Topo

Preta Gil diz que morte do irmão aos 19 anos foi uma 'tragédia absurda'

Preta Gil falou sobre a perda do irmão, Pedro, quando ela tinha 15 anos e ele, 19 - Reprodução/Instagram
Preta Gil falou sobre a perda do irmão, Pedro, quando ela tinha 15 anos e ele, 19 Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em Maceió

31/01/2023 21h36

A cantora Preta Gil, 48, recordou a morte de seu irmão, Pedro Gil, que morreu aos 19 anos, em 1990, em decorrência de um acidente de carro.

No podcast Quem Pode, Pod, Preta afirmou que o acidente que tirou a vida de seu irmão foi uma "tragédia absurda", que impactou toda sua família.

A grande tragédia da nossa família é o acidente com o nosso irmão Pedro. Ele falece quando eu tenho 15 anos. Foi uma tragédia muito absurda na vida da nossa família."

Conforme a artista, a morte de Pedro fez com que ela bloqueasse seu lado artístico porque era como se está no palco a fizesse recordar dele. Por esse motivo, preferiu se afastar do meio artístico.

"A minha forma de lidar com a perda do meu irmão foi fugir da minha essência. Era como se o palco e a arte me lembrassem ele. Então eu neguei isso em mim, parei, brequei. Lembro que quando pensei em voltar a fazer cursos, testes para novelas, tive uma crise, falei 'não quero isso para minha vida", declarou.

Preta Gil reiterou que seu irmão era uma pessoa carismática. "Ele era o cara que chegava em qualquer lugar e dominava com a luz que tinha. Era gente boa, simpático, lindo", completou.

Quem foi Pedro Gil? Pedro Gadelha Gil Moreira era o filho mais velho de Gilberto Gil com Sandra Barreira Gadelha Moreira, que também é mãe de Preta e de Maria Gadelha.

Pedro Gil nasceu em Londres — na época, seu pai saiu do país em meio à pressão política que enfrentava. Crescido em um ambiente musical, era baterista da banda Egotrip. No Rock in Rio de 1985, se apresentou tocando o instrumento ao lado do pai.

Em janeiro de 1990, aos 19 anos, Pedro dormiu ao volante enquanto dirigia de São Paulo para o Rio de Janeiro. O carro bateu em uma árvore e capotou diversas vezes.

O músico foi socorrido, mas entrou em coma com uma fratura no crânio e traumatismo crânioencefálico. Pedro morreu após oito dias internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Beneficência Portuguesa.