Topo

Andrea Riseborough: quem é a atriz que pode perder indicação ao Oscar?

Andrea Riseborough em "To Leslie", filme que lhe rendeu uma indicação a melhor atriz no Oscar 2023 - Reprodução
Andrea Riseborough em 'To Leslie', filme que lhe rendeu uma indicação a melhor atriz no Oscar 2023 Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

01/02/2023 04h00

A atriz Andrea Risenborough está no centro de uma polêmica que começou com a sua indicação, surpreendente para a maioria, à categoria de melhor atriz no Oscar 2023.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas avalia se a campanha de Andrea usou métodos que são contra as regras da instituição. Se isso for constatado, ela pode perder a nomeação.

A atriz concorre por sua atuação no filme "To Leslie", e disputa com Ana de Armas ("Blonde"), Cate Blanchett ("Tár"), Michelle Williams ("Os Fabelmans") e Michelle Yeoh ("Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo").

Quem é Andrea Risenborough?

  • Inglesa, 41 anos, atriz e produtora.
  • Está no elenco de lançamentos recentes, como "Amsterdam", de David O. Russell (disponível no Star+) e "Matilda: O Musical" (da Netflix), e de sucessos como o vencedor do Oscar "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" e a série "Black Mirror".
  • Recebeu sua primeira indicação ao Oscar este ano, com o drama independente "To Leslie". A nomeação gerou polêmicas.

Começou a carreira no teatro amador da cidade onde nasceu. Logo ela foi ganhando destaque e gosto pela profissão. Completou a graduação em Artes Dramáticas em 2005, e em 2010 começou a despontar em filmes independentes.

Carreira vasta, mas sem grandes destaques. Risenborough é considerada uma atriz versátil por sua filmografia diversa, mas ela não tem papéis muito simbólicos ou um nome amplamente conhecido em Hollywood. Além de atuar, ela escreve junto aos parceiros criativos Tom Burke e Mike Leigh.

matilda - Dan Smith/Netflix - Dan Smith/Netflix
Andrea Riseborough interpreta a Sra. Wormwood em 'Matilda: O Musical", ao lado de Stephen Graham, que interpreta seu marido
Imagem: Dan Smith/Netflix

Indicações

  • Foi indicada duas vezes ao BAFTA Awards e venceu uma categoria do Festival Internacional de Berlim.
  • Em 2009, foi indicada ao BAFTA TV Awards pelo telefilme "Margaret Thatcher: A Longa Caminhada Para o Poder", no qual interpretou a própria ex-primeira-ministra.
  • Em 2011, foi considerada estrela em ascensão do Reino Unido pela organização EFP, que representa 38 institutos para a promoção de filmes europeus.
  • Em 2013, foi indicada também à categoria de estrela em ascensão no BAFTA, ao lado de Elizabeth Olsen, Alicia Vikander, Suraj Sharma e Juno Temple, que levou o prêmio.

O que é 'To Leslie'?

O drama é a estreia de Michael Morris na direção de um longa, e conta a história de uma mãe solo que recorre ao alcoolismo depois de usar todo o dinheiro que ganhou na loteria e deixar para trás um mundo de decepções.

Inspirado em eventos reais, o filme acompanha Leslie, uma mulher manipuladora do Texas, que gastou todo o dinheiro que ganhou na loteria com drogas e álcool. Seis anos depois, ela leva uma vida marginal entre hotéis e as ruas, e reencontra seu filho, James, agora aos 20 anos, que deixa ela morar com ele desde que prometa não beber.

O conflito em torno da indicação de Andrea decorre da campanha feita pela equipe do drama independente. Segundo informações divulgadas pela Variety e pelo The Hollywood Reporter, a equipe de Risenborough fez contato direto com artistas e membros votantes pedindo que essas pessoas divulgassem o filme e fizessem elogios à performance da atriz. Isso viola a regra 10 da AMPAS.

O caso está sendo avaliado. A cerimônia do Oscar 2023 acontece no dia 12 de março.