Topo

Irmão de Ilya São Paulo também morreu precocemente, com velório tumultuado

Irving São Paulo é recordado pelo papel de Zeca em A Viagem - Reprodução/Globo
Irving São Paulo é recordado pelo papel de Zeca em A Viagem Imagem: Reprodução/Globo

Colaboração para Splash

01/02/2023 00h10

A morte do ator Ilya São Paulo, aos 59 anos, no Rio de Janeiro, foi recebida com comoção pela mídia, pelos fãs e pelos colegas da classe artística, com quem ele atuou em novelas como Irmãos Coragem (1995) e Amor de Mãe (2019).

A tragédia fez lembrar a despedida precoce de outro nome conhecido da atuação: Irving São Paulo, irmão de Ilya. Ambos eram filhos do diretor de cinema Olney São Paulo, também já falecido.

Irving faleceu em 2006, aos 41 anos de idade, de falência múltipla dos órgãos, decorrente de uma pancreatite. Curiosamente, ele morreu com a mesma idade do pai de ambos, em 1978.

Na TV, Irving foi destaque em novelas como A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), da extinta Rede Manchete, e as globais Mulheres de Areia (1993) e A Viagem (1994). Ele é muito recordado especialmente por esta última, onde viveu o roqueiro Zeca, irmão de Lisa (Andrea Beltrão).

Curiosamente, quando o ator morreu, em 10 de agosto de 2006, a Globo acabava de encerrar uma reapresentação de A Viagem na sessão Vale a Pena Ver de Novo, o que fez com que o olhar da mídia sobre a tragédia se intensificasse.

Isso causou especial revolta no irmão Ilya. Ele se enfureceu contra a presença de repórteres e cinegrafistas no velório do irmão e chegou a agredir alguns deles.

"Vocês são uns sanguessugas, vermes!", vociferou na ocasião, ressentido por que a mídia não havia demonstrado o mesmo interesse por Irving quando este estava vivo e precisando de oportunidades no mundo artístico.