Topo

Marco Nanini: biografia narra detalhes do acidente que quase matou o ator

Marco Nanini conta detalhes da intimidade em biografia  - Paulo Belote/TV Globo
Marco Nanini conta detalhes da intimidade em biografia Imagem: Paulo Belote/TV Globo

De Splash, em São Paulo

01/02/2023 04h00

Marco Nanini, 74, estava chegando ao município de Bauru, no interior de São Paulo, quando um pneu do carro em que estava estourou e o veículo capotou quatro vezes na estrada.

Os detalhes do acidente, que aconteceu no dia 4 de abril de 1974, estão na biografia "O Avesso do Bordado" (Companhia das Letras), que chega às livrarias hoje.

O ator havia pegado carona com a amiga e colega de elenco Bete Mendes. À época, os dois estavam em cartaz com a peça "As Desgraças de Uma Criança" — releitura da obra escrita pelo dramaturgo Martins Pena. O músico Eduardo Dussek também viajava com eles.

Bete estava sem cinto de segurança e atravessou o vidro. Com o impacto, a atriz foi parar no meio da pista e sofreu um "traumatismo craniano severo". Já Nanini ficou um tempo imóvel no acostamento, mas conseguiu sair andando. Dussek sofreu apenas alguns arranhões leves.

"Nanini estava em choque. Gessado do tórax até o queixo, não conseguia dormir. Se pregasse os olhos, sonhava com os objetos do carro caindo sobre a sua cabeça, depois com a sensação do fusca finalmente parado e ele de joelhos no acostamento, com dores no pescoço e o pavor de não conseguir mais andar", narra a autora da biografia, a jornalista Mariana Filgueiras.

O artista conviveu com dores por um bom tempo. Diante do desconforto, a colega de república, a atriz Lucélia Santos, o apresentou ao médium Lourival de Freitas, que também era conhecido como "doutor Nero". Ele fazia sessões de cura com ervas e ferramentas caseiras.

Nanini o visitou após conseguir um encaixe, fez um procedimento na perna e disse ter saído de lá andando.

'O Avesso do Bordado'

O ator compartilha alguns momentos da própria vida na biografia "O Avesso do Bordado" (Companha das Letras). Em um dos trechos, o livro conta como nasceu o breve romance com o diretor Wolf Maia.

Nanini foi morar com Wolf a convite do diretor e da atriz Zezé Motta, que tinham acabado de alugar um apartamento na época.

O convívio doméstico, porém, fortaleceu os laços de amizade entre Nanini e o diretor e aos poucos deu lugar a uma paixão. Após o fim do romance rápido, no entanto, eles continuaram amigos.

O avesso do bordado: Uma biografia de Marco Nanini

Rodapé content commerce -  -