Velório de Glória Maria: familiares e amigos vão a cerimônia no Rio
A despedida da jornalista Glória Maria, que morreu ontem, acontece na manhã de hoje no Crematório e Cemitério da Penitência, na região portuária do Rio. Roberto Marinho Neto, um dos herdeiros da Globo, foi o primeiro a chegar na cerimônia íntima.
Maria e Laura, filhas de Glória Maria, já estão no local. Uma delas chegou acompanhada de Marina Ruy Barbosa, e a outra de Bruno Astuto.
Colegas de Globo foram ao velório se despedir da jornalista. Pedro Bial, que dividiu a apresentação do Fantástico com Glória Maria, chegou ao local e conversou com a imprensa apenas na saída: "Ontem foi um dia de muitas falas, hoje é de silêncio. Em respeito a ela".
Atuais apresentadoras do programa, Poliana Abritta e Maju Coutinho também se emocionaram ao relembrar a colega.
"Vou lembrar da alegria. Ela merece todas as homenagens, mas a melhor homenagem é mantê-la viva com aquele sorriso", disse Poliana. E como fica o jornalismo sem ela? "Não fica, a palavra dela está em todas nós".
"Ela abriu avenidas para a gente. Se eu estou aqui, tem Glória nesse caminho. Eu vim como lamento à morte, mas também em celebração da existência dela, que foi de um pioneirismo incrível, que eu não sei nem mensurar. Quero celebrar essa mulher que quebrou barreiras" Maju Coutinho
Maju afirmou que ela, como jornalista preta, se sente dotada de uma "semente" de Glória Maria, uma inspiração para seguir seu trabalho. "Estamos com esse legado, essa semente, ela plantou. Nós somos frutos, herdeiros da Glória."
"A Glória é um exemplo de mulher brasileira, que não se deixa vencer e não leva desaforo para casa, resiste às pressões. Nunca teremos outra Glória. Que bom que tivemos" Edney Silvestre
A estilista Lenny Niemeyer fala que o sentimento é de perda para os amigos como ela, mas para todos no Brasil. "A amiga Glória era a pessoa mais alegre que eu já vi na vida. Nós viajávamos juntas, e ela estava sempre cantando, dançando. Ela fazia o que ela fazia no trabalho, entrava na alma das pessoas nos lugares onde a gente ia".
Narcisa Tamborindeguy também marcou presença na cerimônia. Antes de se despedir da jornalista, a socialite falou com Splash:
"Amo a Glória. Vou amar para sempre. Uma mulher incrível, a pioneira no jornalismo, a melhor do jornalismo no mundo, a melhor amiga, maravilhosa. Mãe da Laura e da Maria. Minha amiga de todas as viagens, todas as horas e todos os momentos. Sempre pra cima, uma gloriosa mulher no meu coração. Eu te amo, Glória Maria."
Glória Maria, diagnosticada com câncer de pulmão em 2019, estava internada no Hospital Copa Star, na zona sul do Rio. O corpo deixou o hospital ontem, por volta de 12h25, sob aplausos de quem passava pelo local.
A cerimônia, realizada pelo Padre Jorgão, encerrou com duas músicas tocadas no violino, "Nossa Senhora" de Roberto Carlos, e a Oração de São Francisco de Assis.
Globo adota protocolo de discrição
Uma equipe de seguranças da Globo chegou ao local por volta das 8h e uma vistoria foi feita. Splash apurou que o pedido da família é para manter a maior discrição possível das pessoas que forem à cerimônia.
A Globo adotou um protocolo de discrição na cobertura da morte de Glória Maria e orientou seus jornalistas sobre o assunto. Em nota, a emissora reforçou que a cerimônia de despedida da jornalista estava restrita para amigos íntimos e familiares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.