Não foi só Globo: Glória Maria teve outro emprego antes de estreia na TV
Glória Maria construiu uma das trajetórias mais bem-sucedidas da história da televisão. A jornalista, que morreu na quinta-feira (2), entrevistou personalidades, políticos e viajou o mundo para contar histórias que impactaram gerações de brasileiros.
Antes de se consagrar na TV, porém, a apresentadora exerceu outra profissão pouco conhecida pelos telespectadores: a de telefonista, na Embratel. À época, ela conciliava os estudos na faculdade de jornalismo, pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica), com o trabalho.
A jornalista também chegou a trabalhar como rádio-escuta da Globo, no Rio de Janeiro, em 1970. Ela foi levada por uma amiga, que trabalhava como secretária na emissora, para uma vaga sem remuneração. Glória tinha 16 anos.
"Tenho uma amiga chamada Tânia. Nós éramos as mais pobres da escola [risos]. Somos amigas até hoje. Ela era secretária da tesouraria, e um dia ofereceram uma vaga pra ela no Jornalismo. Mas não tinha salário, era um estágio sem receber. Não tinha outra pessoa que não quisesse ganhar dinheiro", disse a apresentadora, em entrevista ao podcast Mano a Mano, de Mano Brown, em 2021.
Carreira na TV
Estreia na TV. Glória Maria foi a primeira repórter a entrar ao vivo em cores no Jornal Nacional. Mais de 30 anos depois, participou da primeira transmissão em HD da TV brasileira, em 2007.
Primeira cobertura. Em 1971, fez sua estreia na televisão cobrindo o desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.
Programas. Na Globo, Glória Maria passou pelos mais diversos jornais da Globo, fazendo história no Fantástico, onde esteve por mais de vinte anos, entre repórter e apresentadora.
Último projeto. O trabalho mais recente foi no Globo Repórter, que dividia com Sandra Annenberg.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.