BBB 23: Voz rouca de Bruna Griphao pode ser causada pelo cigarro?
Conhecida pela sua carreira de atriz, Bruna Griphao é uma das participantes do BBB 23 (Globo) deste ano e a sister impressionou os espectadores com seu hábito de fumar cigarro.
Em diversos momentos do programa, a atriz apareceu fumando na casa mais vigiada do Brasil.
Riscos às cordas vocais. Em conversa com Splash, a Dra. Viviane Martori Pandini, especializada em Otorrinolaringologia pediátrica pela Universidade de São Paulo (USP-SP), contou os riscos acometidos às cordas vocais pelo excesso de consumo de cigarro.
"Fumar é um grande fator de risco para desenvolver uma doença nas pregas vocais, chamada Edema de Reinke. Trata-se de um inchaço localizado no espaço de Reinke, que fica logo abaixo do epitélio que recobre as cordas, e qualquer fumante pode ter."
Alteração na voz. Viviane contou que o inchaço pode alterar a voz, mas não faz ela sumir. "Esse inchaço altera a qualidade vocal, deixando-a rouca e de tom grave. O inchaço se instala ao longo de anos e a voz vai ficando gradativamente rouca, mas não 'some'".
Melhora na voz. Viviane também contou pode haver uma melhora na voz se o quadro for leve. "Se o edema de Reinke for leve e o paciente parar de fumar, a voz pode melhorar. Em quadros mais graves, o inchaço deforma as pregas vocais e melhorar a qualidade vocal é mais difícil."
De acordo com Viviane, a alteração de voz também afeta cantores, além da fala.
Cuidados. Viviane recomenda que fumantes façam exames preventivos regularmente. "Todo tabagista deve procurar o otorrinolaringologista, pois fumar pode causar, além do edema de Reinke (que é benigno), câncer de laringe. Exames preventivos devem ser realizados anualmente."
ENQUETE UOL BBB 23: Quem o líder Gustavo vai indicar ao Paredão?
Enquete encerrada
Total de 3118 votosBBB 23: Confira o pódio dos participantes do reality no Jogo da Discórdia
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.