Topo

Grammy: Beyoncé e Adele disputam o prestigiado prêmio de álbum do ano

Beyoncé é a favorita ao prêmio de melhor álbum do ano no Grammy 2023 - Divulgação
Beyoncé é a favorita ao prêmio de melhor álbum do ano no Grammy 2023 Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

05/02/2023 04h00

A categoria de álbum do ano é considerada a mais prestigiada do Grammy e, neste ano, a disputa é acirrada. A cerimônia acontece hoje, em Los Angeles, nos Estados Unidos, às 22h (horário de Brasília).

Dez álbuns de grandes e premiados artistas estão concorrendo. Conheça os indicados e os motivos pelos quais eles podem levar (ou não) o prêmio:

"Voyage", de ABBA

Esse é o primeiro álbum de inéditas do ABBA em 40 anos. Os vocais da música "Just A Notion", porém, são de 1978. A canção recebeu nova mixagem e lançada oficialmente em 2022.

É a primeira indicação do grupo à categoria. Apesar de ter lançado clássicos inesquecíveis, o ABBA foi indicado ao Grammy pela primeira vez em 2022, com uma música de "Voyage" — e não ganhou. Portanto, é a chance dos suecos levarem o primeiro gramofone em mais de 50 anos de carreira.

ABBA está indicado em mais quatro categorias neste ano. Além de álbum do ano, "Voyage" concorre na categoria de melhor álbum pop. A canção "Don't Shut Me Down" concorre ao prêmio de gravação do ano e melhor performance pop em dupla ou grupo.

"30", de Adele

Adele é uma das "queridinhas" do Grammy. A britânica já foi indicada 25 vezes e coleciona 15 gramofones. Nas últimas 13 vezes em que foi indicada, foi a ganhadora.

A cantora já venceu a categoria de álbum do ano duas vezes. A primeira em 2012, com "21", e depois em 2017, com "25". Na última ocasião, inclusive, "tirou" o prêmio da então favorita Beyoncé, que concorria com o disco "Lemonade". Adele até dedicou o discurso de agradecimento a Beyoncé na ocasião, dizendo que não podia aceitar o prêmio e que "Lemonade" é um álbum "monumental".

"30" teve sucesso comercial menor que os outros álbuns de Adele. No entanto, teve uma boa recepção da crítica e integrou as listas de "melhores álbuns do ano" de publicações especializadas, como Pitchfork, Rolling Stone e Billboard.

Adele concorre a outros seis prêmios. Além de álbum do ano, "30" concorre a melhor álbum pop. A música "Easy On Me" concorre nas categorias de gravação do ano, canção do ano, melhor performance pop solo e melhor clipe. A gravação do show "One Night Only" disputa o prêmio de melhor filme musical.

"Un Verano Sin Ti", de Bad Bunny

Bad Bunny faz história com a indicação a álbum do ano. "Un Verano Sin Ti" é o primeiro álbum em espanhol a ser indicado na categoria em 65 anos de premiação. Apenas outros dois artistas de origem latina já concorreram na categoria: Santana, que venceu com "Supernatural", e Cardi B, com "Invasion of Privacy", que não levou o gramofone.

O porto-riquenho já ganhou dois prêmios Grammy. Em 2022, ele ganhou o prêmio de melhor álbum de música urbana com "El Último Tour Del Mundo". Em 2021, "YHLQMDLG" levou o prêmio de melhor álbum de urbano ou pop latino. No total, Bad Bunny soma nove indicações ao Grammy.

É o artista mais ouvido do mundo no Spotify há três anos. Bad Bunny conquistou o primeiro lugar na plataforma em 2020, 2021 e 2022. Só no ano passado, foram mais de 18,3 bilhões de reproduções das músicas do porto-riquenho.

Além do sucesso comercial, "Un Verano Sin Ti" é sucesso de crítica. O álbum integrou o top 5 de melhores álbuns de 2022 de grandes publicações, como as revistas Time e Rolling Stone e os sites Pitchfork e Complex.

Bad Bunny concorre a outros dois prêmios. "Un Verano Sin Ti"também concorre na categoria de álbum de música urbana, e a canção "Moscow Mule" disputa a categoria de melhor performance pop solo.

"RENAISSANCE", de Beyoncé

Beyoncé é a favorita deste ano. A cantora é a mulher mais premiada na história do Grammy, com 28 vitórias, e também a que recebeu mais indicações, com 88. No entanto, nunca ganhou na categoria de álbum do ano, apesar de já ter sido indicada três vezes: com "I Am... Sasha Fierce", "Beyoncé" e "Lemonade". A imprensa aposta que essa é a grande chance de Beyoncé ser honrada com o prêmio.

Sucesso de crítica, foi escolhido como melhor álbum do ano por publicações prestigiadas. Pitchfork, Rolling Stone, Vulture, The New York Times, Entertainment Weekly, NPR... Todos esses veículos decidiram que "Renaissance" é o melhor álbum de 2022.

Beyoncé concorre a outros nove prêmios. Além de álbum do ano, "Renaissance" concorre a melhor álbum de dance/música eletrônica. A música "Break My Soul" disputa os prêmios de gravação, canção do ano e melhor música de dance/eletrônica. Três músicas do disco concorrem em outras categorias: "Cuff It", "Plastic Off the Sofa" e "Virgo's Groove". A cantora concorre ainda na categoria de melhor canção escrita para mídia visual, com "Be Alive", do filme "King Richard".

"Good Morning Gorgeous", de Mary J. Blige

Essa é a primeira indicação da veterana à categoria de álbum do ano. É também o 14º álbum da carreira da cantora, conhecida como uma das rainhas do R&B e do hip-hop.

Ela já foi indicada ao prêmio 37 vezes e venceu 9. Sua última vitória foi em 2009, com "Growing Pains" na categoria de melhor álbum de R&B contemporâneo.

Blige concorre a outros cinco prêmios. O disco disputa o prêmio de melhor álbum de R&B. A canção-título concorre a gravação do ano, melhor canção de R&B e melhor performance de R&B tradicional. "Here With Me" concorre a melhor performance de R&B.

"In These Silent Days", de Brandi Carlile

A artista, que mistura pop, country e folk, é indicada pela segunda vez na categoria. Em 2019, ela concorreu ao prêmio com o álbum "By The Way, I Forgive You".

Brandi já foi indicada 24 vezes e venceu 6. Sua última conquista foi em 2021, com "Crowded Table" na categoria de melhor música country.

Ela concorre a mais seis prêmios. O álbum disputa na categoria de melhor álbum de americana. As músicas "You And Me On The Rock" e "Broken Horses" concorrem em categorias diversas, incluindo gravação do ano.

"Music of the Spheres", de Coldplay

O grupo concorre pela terceira vez na categoria. Eles já disputaram o prêmio com os discos "Viva La Vida or Death and All His Friends" e "Everyday Life". Não ganharam.

Eles foram indicados 34 vezes e venceram 7. A última vitória foi em 2009, quando o disco "Viva La Vida" levou os prêmios de melhor álbum de rock e a música-título ganhando o prêmio de canção do ano e melhor performance pop em dupla ou grupo.

Coldplay concorre em mais duas categorias. "Music of The Spheres" concorre ao prêmio de melhor álbum de pop. O sucesso "My Universe", com o grupo coreano BTS, concorre a melhor performance pop em dupla ou grupo.

"Mr. Morale & The Big Steppers", de Kendrick Lamar

Kendrick já concorreu a álbum do ano outras três vezes. Os discos "Good Kid, M.A.A.D City", "To Pimp a Butterfly" e "Damn." disputaram a categoria, mas foram desbancados respectivamente por Macklemore, Taylor Swift e Bruno Mars.

O rapper é um dos "queridinhos" do Grammy: concorreu 47 vezes e venceu 14. Sua última vitória foi no ano passado, com "Family Ties" vencendo o prêmio de melhor performance de rap.

Ele concorre a outros sete prêmios. "Mr. Morale" está indicado a melhor álbum de rap. A música "The Heart Part 5" concorre em outras cinco categorias, incluindo gravação do ano e canção do ano. A faixa "Die Hard" está na disputa.

"Special", de Lizzo

Lizzo concorre a álbum do ano pela segunda vez. Em 2020, o disco de estreia da cantora "Cuz I Love You" foi desbancado pelo álbum (também de estreia) de Billie Eilish.

Ela já venceu o Grammy três vezes. "Cuz I Love You" venceu na categoria de melhor álbum de música urbana contemporânea. As músicas "Jerome" e "Truth Hurts" foram premiadas.

A cantora concorre a outros quatro prêmios. "Special" por melhor álbum de pop. O hit "About Damn Time" disputa os prêmios de gravação do ano, canção do ano e melhor performance de pop.

"Harry's House", de Harry Styles

Este é o segundo trabalho de Harry Styles indicado ao Grammy. O cantor recebeu indicações em 2021 de melhor álbum pop com "Fine Line", melhor videoclipe com "Adore You" e venceu a categoria de melhor performance pop solo por "Watermelon Sugar", no mesmo ano.

"Harry's House" liderou a parada da Billboard 100 nos Estados Unidos. O disco ganhou o certificado de platina no país.

Além de álbum do ano, Styles tem outras indicações. A faixa "As It Was" foi indicada como música do ano, gravação do ano, melhor videoclipe e melhor performance solo de pop. "Harry's House", por sua vez, está na lista de melhor álbum vocal pop.