Topo

5 lutadores que deixaram os ringues para se tornarem atores

Dave Bautista durante o WWE - Reprodução/WWE
Dave Bautista durante o WWE Imagem: Reprodução/WWE

Thaís Passos

Da Ingresso.com

06/02/2023 04h00

Desde os primeiros passos do cinema de ação em Hollywood, os bastidores de produções do gênero contaram com diversos atletas para auxiliar no desempenho dos atores em cena.

Lutas coreografadas, treinamentos e consultoria são alguns dos momentos nos quais esses profissionais, com qualificações em diversas áreas, exercem as suas funções e ajudam a construir a magia da sétima arte nas telonas.

Contudo, não é apenas por detrás das câmeras que atletas atuam na indústria: alguns deles migraram dos ringues diretamente para as grandes telas. Confira a nossa lista com os 5 lutadores que fizeram bonito ao abraçar a carreira de ator de cinema:

1 | Dwayne "The Rock" Johnson

Dwayne Johnson é mundialmente conhecido pelos seus trabalhos em filmes de ação e comédia como "Adão Negro" (2022) e "Jumanji: Bem-vindo à Selva" (2017), mas antes mesmo de se tornar um ícone das telonas, Johnson já tinha uma carreira em ascensão no WWE (World Wrestling Entertainment). Sendo a terceira geração da sua família a competir, o astro focava em promover lutas artísticas voltadas para o entretenimento. A iniciativa ajudou o astro a revelar seu carisma e a aprender a se portar diante das câmeras.

No total, ele venceu oito títulos da World Wrestling Entertainment. Enquanto ainda estava nos ringues, Dwayne fez algumas participações em programas de televisão, como nos humorísticos "Saturday Night Live, That '70s Show" e no seriado "Star Trek: Voyager". No ano de 2001, sua pequena aparição em O Retorno da Múmia abriu portas para o primeiro protagonismo nas telonas. Hoje, o ator é um dos mais bem pagos de Hollywood.

2 | John Cena

Antes de ser o Pacificador de "O Esquadrão Suicida" (2021), Cena também foi lutador de WWE, assim como o The Rock. Em 2000, Cena iniciou sua carreira de wrestling profissional sob o nome de The Prototype (O Protótipo, em tradução livre). A ascensão de sua carreira nos ringues aos níveis mais altos foi rápida. No mesmo ano de sua estreia, ele ganhou o campeonato dos pesos pesados do Ultimate Pro Wrestling e com isso, ganhou a atenção da WWE. Posteriormente, ele assinou com a organização Ohio Valley Wrestling (OVW), que era então uma academia de treinamento para a WWE.

Durante seus anos na luta livre, Cena ganhou mais de 15 campeonatos mundiais da WWE e se tornou um dos lutadores mais populares da organização. Hoje, investe na sua carreira como ator e esteve em grandes sucessos como "Bumblebee" (2018) e sua participação na franquia "Velozes e Furiosos".

3 | Chuck Norris

Norris ingressou na Força Aérea dos EUA em 1958 e posteriormente foi transferido para a Base Aérea de Osan, na Coreia do Sul. Durante o seu período no país, começou a treinar Tangsudo, uma forma de caratê na qual ele alcançou faixa preta. Ele veio a ganhar o seu primeiro título do Campeonato Mundial de Karate de Peso Médio em 1968, provando ser um dos maiores lutadores em artes marciais. Ele defendeu este título mais cinco vezes, até a sua aposentadoria em 1974.

Ainda na década de 60, ele abriu mais de 30 estúdios de caratê e ensinou várias celebridades, incluindo Priscilla Presley e o ator Steve McQueen, inclusive foi o próprio McQueen que o encorajou a tentar atuar. Embora tenha feito uma breve aparição no cinema anteriormente, Norris causou mais impacto no filme O "Voo do Dragão" (1972), onde atuou ao lado de outra lenda do caratê, Bruce Lee e na franquia Braddock.

4| Bruce Lee

Apesar de sua curta carreira como ator, Lee fez grande sucesso com seus filmes, consolidando seu nome em Hollywood. Ator e lutador profissional, ele foi o responsável por levar as artes marciais para as telas do cinema dos Estados Unidos na década 70. Sua morte prematura, em 1973, aos 32 anos, o tornou uma lenda do esporte e dos filmes de ação.

Ele foi introduzido na indústria do entretenimento desde muito jovem, pois seu pai era cantor de ópera e ator. Com isso, o jovem Lee começou a aparecer em filmes quando criança e frequentemente era escalado como um delinquente juvenil ou menino de rua.

Foi durante sua adolescência que ele se envolveu com gangues locais e começou a aprender kung fu para se defender melhor. Após se mudar para os EUA, com a intenção de fugir dos problemas, participou de algumas produções que não fizeram grandes sucessos. Para complementar sua renda, Lee dava aulas particulares de Jeet kune do, um arte marcial criada por ele, para estrelas de Hollywood, incluindo Steve McQueen. Em 1972, que Lee abriu sua própria produtora e co-produziu, dirigiu, escreveu e estrelou "O Voo do Dragão" (1972) e "A Fúria do Dragão" (1972), filmes que deixaram o seu legado.

5 | Dave Bautista

Conhecido pelo seu movimento "Bautista bomb", Dave foi um lutador de carreira memorável na luta livre antes de estrear nas telas grandes do cinema. Durante seus anos na WWE, o ator conquistou quatro vezes o Campeão Mundial de Pesos Pesados e duas vezes o campeonato da WWE. Em 2012, ele deixou a World Wrestling Entertainment e assinou contrato para lutar no MMA, contudo sua passagem pela artes marciais foi curta e logo retornou para o WWE e vencendo o Royal Rumble 2014.

Como ator, Dave participou de grandes produções como "Escorpião Rei 3" (2012) e o "Guardiões da Galáxia" (2014), no qual, ganhou mais destaque pelo seu papel como Drax no MCU. Porém, apesar de seus papéis serem majoritariamente voltados para comédia e ação, o ator também se destaca em suas interpretações em filmes mais dramáticos como "Blade Runner 2049" (2017) e agora no meu mais recente projeto, "Batem à Porta".

Bautista inclusive já expressou, durante entrevista à revista GQ, que "Guardiões da Galáxia Vol. 3" será o seu último filme no MCU e, apesar de ter gostado de interpretar Drax, ele afirma que deixar o papel foi um "alívio" pois considerava o seu papel "bobo" e que agora está procurando papéis "mais dramáticos"

"Sou muito grato por Drax. Eu amo ele. Mas há um alívio [que acabou]", comentou. "Nem tudo foi agradável. Foi difícil fazer esse papel. O processo de maquiagem estava me derrubando. E eu simplesmente não sei se quero que Drax seja meu legado - é uma performance boba, e eu quero fazer coisas mais dramáticas."

Batem à Porta nos cinemas

Na última quinta-feira (2), o diretor M. Night Shyamalan retornou aos cinemas com "Batem à Porta", longa que promete potencializar os momentos de tensão e surpresa, marcas registradas do cineasta.

Ele assina a direção, roteiro e produção do longa, que conta a história de uma família que é feita de refém por quatro estranhos armados. A partir daí, uma jovem e seus pais precisam fazer uma escolha impensável para evitar o apocalipse, enquanto estão com acesso limitado ao mundo exterior.

Batem à Porta também conta com grande nomes como Jonathan Groff, Bem Aldridge, Nikki Amuka-Bird, Kristen Cui, Abby Quinn e Rupert Grint.