Dividiam palco: quem é a humorista Lea Maria, que acusa marido de agressão
A comediante Lea Maria Jahn, de 27 anos, disse ter sido vítima de violência física e psicológica cometida pelo marido, o também comediante Juliano Gaspar.
Quem é Lea Maria:
É alemã com ascendência filipina, formada em antropologia em Berlim. Tornou-se conhecida pelos brasileiros em 2021, quando começou a publicar vídeos de humor sobre hábitos da cultura nacional incomuns, sob o ponto de vista dela.
A humorista conheceu Juliano Gaspar há seis anos, quando ele trabalhava em um hotel em Queenstown, na Nova Zelândia, como gerente de limpeza. Lea prestou serviços lá também, durante cinco meses.
A alemã passou a morar com Juliano em Florianópolis em 2017, cidade onde ele nasceu. Eles decidiram se mudar por sugestão de Juliano, que conquistava seu espaço no cenário nacional de humor.
Aprendeu a falar português na capital catarinense e recebeu apenas uma visita de parente, uma tia, desde que se mudou para o Brasil.
Lea apresentava com Juliano o Bad Trip Stand Up Comedy. Viajou pelo Brasil com as apresentações após fazer sucesso na internet — ela tem 2,1 milhões de seguidores no Tik Tok.
É envolvida na causa do consumo consciente, veganismo e estilo de vida minimalista. Antes de se tornar vegana, foi vegetariana por 13 anos.
O casal viajava com frequência para a capital paulista. Um dos vídeos de Lea que mais repercutiu nas redes sociais abordava os costumes paulistanos e questionava algumas gírias.
13 milhões de pessoas em São Paulo e todo mundo tá com pressa. Por que não saem mais cedo? Por que o cachorro quente aqui tem mais ingredientes do que em uma sopa? Meu amigo diz que vai no meu show pra 'rachar o bico'. Será que isso dói?
Em outro vídeo, ela fala sobre a derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014 por 7x1 com tom bem humorado.
A crise
Lea deixou a casa onde vivia com Juliano e deu entrada no processo de divórcio.
Ela está hospedada temporariamente na casa de amigos. Todos os shows marcados na agenda foram cancelados.
A humorista abriu um boletim de ocorrência contra Juliano Gaspar e se submeteu a exame de corpo de delito, que, segundo ela, registrou as lesões corporais.
O advogado de Lea, Cristiano Medina da Rocha, afirma que o comediante se apropriou do dinheiro dos shows feitos por ela. O UOL tentou contato com Juliano e aguarda manifestação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.