KLB prolonga turnê de retorno: 'Os adolescentes de antes levam filhos hoje'
Após sete anos, a banda KLB retornou aos palcos em 2022. Os irmãos Kiko, Leandro e Bruno realizaram 22 shows da turnê "20 +2 Experience" pelo país. Para a alegria dos fãs, a turnê será prolongada até o final de 2023.
A primeira data confirmada é 6 de maio em São Paulo, no Teatro Bradesco. A venda de ingressos começa amanhã pela plataforma uhuu.com. Provavelmente, haverá data extra na capital paulista.
Em conversa exclusiva com Splash, Kiko conta como tem sido o retorno aos palcos com os irmãos.
"Os shows do ano passado foram maravilhosos, sold out (esgotados, em tradução literal) em grande parte... No começo, quando muitos adolescentes vinham ao show do KLB, eles eram levados pelos seus pais. Hoje, os adolescentes de antes já são pais e levam seus filhos aos shows. Muitas vezes, os pais deles também. Pelo menos, três gerações se encontram. Isso tem sido sinônimo desse resultado positivo que a gente tem colhido."
A banda foi formada em 2000 e ficou conhecida por fazer um pop romântico. A primeira década de trabalho foi marcada por sucessos. Eles eram queridinhos de programas de auditório e requisitados, em especial, pelo público jovem. Os irmãos nunca anunciaram o fim oficial, mas não faziam shows desde 2015, quando lançaram o DVD "Um Novo Tempo".
"Em 2020, a gente decidiu celebrar os 20 anos da história do KLB. Planejamos uma grande turnê de reencontro com a galera. Veio a pandemia e... Houve um ponto positivo apenas: a gente conseguiu se planejar mais e entrar em um grande escritório, a Opus Entretenimento, com pessoas que mergulharam com a gente. Tem sido incrível reencontrar fãs de longa data. Tem trazido sentimento de gratidão."
Nesses 22 anos, os irmãos amadureceram e tiveram projetos individuais, mas as letras das músicas, que tratam de relacionamentos amorosos, seguem atuais, acredita a banda.
"Cabelo está branco, né?", diz Kiko, aos risos. "Quando nós lançamentos o nosso primeiro disco, eu tinha 21 anos. Bruno tinha 15 ou 16. Apesar de um release da época dizerem que o KLB contava sobre o universo adolescente, hoje, aos 43, posso dizer que não tem nada de adolescente. As letras eram sérias, muito maduras, falando de amores verdadeiros, de situações reais", completa.
Ele diz que os adolescentes se identificavam com os meninos que estavam no palco. "Mas o papo era muito sério, o que trouxe um público mais velho, talvez esse tenha sido o segredo do sucesso", pensa.
O KLB nunca foi rotulado como uma banda adolescente. Alguém pode ter se referido com esse rótulo por sermos jovens, mas o KLB sempre foi tratado como banda... 'A Dor Desse Amor' é uma música que Eduardo Costa e Gusttavo Lima vivem cantando. Luan Santana chegou a gravar num DVD. A gente está falando de 22 anos depois e como essa música é atual. KLB sempre fez música para todos.
Como é a turnê "20 +2 Experience"?
Além de "A Dor Desse Amor", o setlist da turnê traz hits, como "Um Anjo", "Ela Não Está Aqui", "Minha Timidez" e "Por Que Tem Que Ser Assim?". Mas a performance não se restringe às músicas, conta Kiko.
"Esse show é uma grande experiência para quem participa conosco, é um mega espetáculo de luz, imagens e som. Ele envolve a galera que está participando dessa celebração de 20 anos. Chega exatamente naquilo que a gente sonhava de qualidade e tamanho. Não tem como mexer. Ele é perfeito. Um adendo é o meet and great, que a gente nunca tinha feito."
A turnê ainda é marcada por trazer homenagem a Franco Scornavacca, empresário e pai dos cantores, que faleceu em 2018 aos 70 anos. Franco empresariou Zezé di Camargo & Luciano e trabalhou com outros artistas como Lulu Santos, Roupa Nova e Roberta Miranda.
"Meu pai é uma figura presente na minha vida 24 horas por dia, mesmo cinco anos depois do retorno dele para casa. Cada show, cada música é sempre uma homenagem direta a ele. Em um dos violões que uso no show tem a foto do meu pai e da minha mãe em Murano, na Itália, a cidade que ele nasceu. A gente canta 'A Dor Desse Amor', nosso primeiro sucesso, para ele. É um momento muito especial. A galera fica aplaudindo de pé. Tem uma energia muito bacana."
Além de São Paulo, Rio de Janeiro também está confirmado na segunda etapa da turnê, assim como outras cidades do país. As datas serão anunciadas em breve.
Além da turnê
No primeiro show da turnê no ano passado, em junho, na cidade de São Paulo, eles gravaram uma música que será lançada em breve. Trata-se da regravação de "Em Cada Amanhecer", de Fabio Jr. "Vai ser lançada sem muitas pretensões, é um carinho para a galera que acompanhou essa turnê", diz Kiko.
"Tem muitos projetos para esse ano. Nada definido ainda, mas posso garantir que, como diz Roberto Carlos, esse ano será de muitas emoções. Estamos engajados nessa tour e nas novidades que envolvam essa experiência."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.