Psicopata? Médico psiquiatra avalia comportamento de Cristian no BBB 23
Esta semana, os participantes do BBB 23 (Globo) se voltaram contra Cristian após vir à tona que o brother havia se aproximado de Bruna Griphao e Paula para colher informações. O empresário também foi apontado como alguém que divulgava a estratégia de seus aliados para adversários.
Quando Bruna tomou conhecimento disso, a sister disparou contra Cristian: "Você é um psicopata". Mas essa acusação faz sentido?
O que caracteriza um psicopata?
Luiz Scocca, psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da USP e membro da Associação Americana de Psiquiatria (APA), explica: "a psicopatia tem um nome oficial, que é o transtorno de personalidade antissocial. Esse é um transtorno mental faz com que a pessoa mostre nenhuma consideração pelo certo ou errado nas relações interpessoais. A pessoa ignora o direito e os sentimentos dos outros no dia a dia".
Sintomas. Entre as manifestações do transtorno, o médico detalha: "Mentir e enganar para explorar os outros, ser cínico e desrespeitoso, ser insensível e ter falta de empatia pelo que vai acontecer com o outro talvez sejam os mais importantes sintomas, que também incluem arrogância, excesso de superioridade, impulsividade".
"Existem níveis mais e menos graves. Nem todo psicopata é necessariamente um serial killer. Ele pode ser apenas um psicopata sedutor. Mas ele sempre obtém vantagens pessoais, manipula os outros e tem uma indiferença total, não mostra culpa".
Relações. Scocca destaca que paciente, no entanto, ainda pode conseguir se relacionar. "Ele é capaz de gostar mais de uma pessoa, mas você vê que é uma relação bem ambígua, entre tapas e beijos. Ele faz amigos, tem relacionamentos. Em alguns eles até se dão bem, principalmente quando têm um objetivo em comum".
Cristian é psicopata?
Segundo o psiquiatra, Cristian pode ter agido de forma psicopática ao fazer um jogo articulado e sedutor para obter o resultado que busca, mas frisa: "Uma pessoa pode agir psicopaticamente, mas não necessariamente ser um psicopata".
"Ele está agindo psicopaticamente, são atitudes psicopáticas. Porque ele está usando de jogos duplos, artifícios psicológicos, mas nem por isso ele recebe o diagnóstico de psicopata. Vale ressaltar que esse diagnóstico deve sempre ser feito por um médico, como um psiquiatra forense".
Nós teríamos que avaliar como Cristian é na vida dele. Qualquer um de nós pode ter um comportamento psicopático. Dizer que ele seja um psicopata por um comportamento em um jogo, mesmo que seja um jogo psicológico, é muito forte
Luiz Scocca, médico psiquiatra
"É preciso ver se ele é assim com as namoradas que ele já teve na vida, com parentes, amigos. E tem que ver também se ele não mostra culpa ou remorso por causar problemas na casa", acrescenta o profissional.
O peso da palavra. Ele ainda chama atenção para a banalização do termo "psicopata": "No jogo, dizer que Cristian é um psicopata seria uma imprudência. Mas é natural que as pessoas falem isso, pois ganhou um status muito amplo".
"Quando as pessoas dizem 'seu psicopata, você fez isso comigo', no fundo, o que elas querem dizer é: seu mentiroso, seu dissimulado, traíra. A Bruna citou uma palavra que é usada para englobar tudo isso, mas, falando como profissional da saúde, não dá para afirmar que seja o caso de Cristian. É preciso passar por exames e aplicar testes", conclui Scocca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.