Crise de Ansiedade: psiquiatra explica caso de Bruno Gaga do BBB 23
Antes de enfrentar seu primeiro Paredão no BBB 23 (Globo), Bruno protagonizou uma cena que preocupou seus colegas de confinamento.
Ele teve uma forte crise de ansiedade enquanto estava bêbado. Na ocasião, a produção do programa promoveu uma festa na piscina, em que os brothers tiveram acesso a bebidas alcoólicas.
Bruno foi socorrido por seus colegas, e a produção do reality precisou ser acionada. Segundo um profissional da saúde, o álcool não é recomendado para quem tem tendências a crises ansiosas.
"O transtorno ansioso é muito piorado pelo uso álcool", diz o Dr. Luiz Scocca, psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da USP, membro da Associação Americana de Psiquiatria (APA).
"Embora em um primeiro instante ele acalme, já que a pessoa perde os freios e fica mais alegrinha, no momento seguinte a ansiedade piora muito", explica.
Ainda de acordo com o psiquiatra, além de prejudicar durante a crise ansiosa, a bebida pode "enganar" o cérebro e causar um ataque de pânico.
A bebida dilata os vasos sanguíneos, e o coração reage aumentando seu batimento cardíaco. Essa sensação, para quem tem tendência a transtorno ansioso, o cérebro conecta imediatamente com um ataque de pânico"
Dr. Luiz Scocca
Quais são as recomendações?
No caso de Bruno, ele foi socorrido pelos colegas de confinamento. Ricardo, inclusive, chegou a segurar os braços do brother enquanto ele se debatia, chorando.
"Uma pessoa que está tendo um ataque de pânico e não sabe, a melhor coisa a fazer é buscar socorro", indica o psiquiatra.
Segundo ele, para identificar de fato se a crise é um ataque de pânico ou de ansiedade, é preciso de um diagnóstico médico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.