Como Gabriel do BBB 23: É possível ser bi e demissexual ao mesmo tempo?
Gabriel Santana fez algumas confissões sobre sua sexualidade no BBB 23 (Globo). Algumas delas surpreenderam os espectadores e fãs, e fizeram com que algumas dúvidas saltassem a quem acompanha o programa.
O ator disse, em conversa com Paula, que se assumiu bissexual no reality. Gabriel, inclusive, já trocou beijos com Fred Nicácio e Sarah Aline durante as festas do BBB 23.
Porém, na última semana, em conversa com Cara de Sapato e Amanda, Santana afirmou ser demissexual. A equipe de Gabriel fora do programa relatou diversos ataques homofóbicos após esta revelação do brother.
Mas, afinal, o que é ser demissexual?
A psicóloga e sexóloga Naiara Mariotto explica que a demissexualidade é uma orientação sexual, assim como a bissexualidade. " As pessoas que se entendem como demissexuais acreditam que amor e sexo caminham juntos. Que é mais importante o envolvimento emocional do que apenas a atração sexual. Ou seja, estamos falando de uma pessoa que só sente atração sexual por quem tem algum tipo de ligação emocional ou intelectual", afirma a especialista em sexualidade.
O Dr. Eduardo Perin, psiquiatra e especialista em sexualidade pelo Instituto Paulista de Sexualidade, também explica como funciona uma interação sexual para pessoas que se entendem como demissexuais. "Precisa ter uma conexão com essa pessoa. Desde uma conversa prévia, um entrosamento prévio. Até mesmo pessoas que só se relacionam depois de bastante tempo que conhecem a pessoa, que tem uma admiração, uma amizade pela pessoa e que depois venha a sentir atração e desejo", afirma Eduardo.
Demi e bissexuais: é possível?
Naiara afirma que sim, é possível ser bi e demissexual ao mesmo tempo. "Não tem nenhum tipo de impedimento dentro da demissexualidade, nós estamos falando apenas sobre a questão emocional então para eu poder ter atração, eu preciso sentir algo emocional e isso é totalmente diferente da minha orientação sexual sobre eu querer me relacionar com um homem ou com mulher, independente do que for são coisas totalmente diferentes".
Dr. Eduardo concorda. "Demissexuais podem ser heterossexuais quando isso ocorre entre pessoas de gênero oposto, podem ser homossexuais, podem ser bissexuais, ou até mesmo assexuais", afirma o especialista.
Naiara chama a atenção para a generalização das pessoas no espectro de ambas as sexualidades. "Não podemos em hipótese nenhuma generalizar os grupos, pois as pessoas são seres únicos e singulares dentro de suas particularidades. Então dentro da demissexualidade, por exemplo, tem gente que tem um pouco mais de atração, tem gente que tem um pouco menos de atração sem essa questão do afeto. A gente tem que olhar o ser humano como um ser único", diz a psicóloga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.